“Memória” é o novo filme da Mubi, dirigido por Apichatpong Weerasethakul e que tem Tilda Swinton como protagonista. É o primeiro filme do cineasta fora de seu país de origem.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“Memória” é o primeiro filme de Apichatpong fora da Tailândia, e traz Tilda Swinton como protagonista, uma personagem que também vive fora de seu país, na Colômbia.
Em seu melhor filme da carreira, o cineasta nos leva por uma viagem sensorial por uma busca de entendimento de um som, sua origem e o mundo como um todo. Então, o longa traz todo um fascínio pelo som, uma beleza quase inexplicável, que mistura sede por descoberta e angústia.
Tudo isso é captado pelos longuíssimos planos do diretor e as estranhezas típicas das personagens de Tilda. O trabalho corporal e principalmente o olhar indecifrável e cheios de sentimentos são a chave para sentirmos aquela experiência que não busca necessariamente respostas concretas.
Porém, é bem verdade que quem não conheça o trabalho do diretor possa sentir um grande desgaste ao assistir o longa, além de um estranhamento. Isso porque, no Brasil, estamos acostumados a filmes hollywoodianos, enquanto o cineasta promove um cinema muito mais sensorial, baseado no cinema de fluxo, em que o plano é objeto de interesse.
No mais, “Memória” é um filme lindo e gratificante para quem entrar de cabeça no universo proposto.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Memoria
Data de lançamento: 21 de julho de 2022
Direção: Apichatpong Weerasethakul
Elenco: Tilda Swinton, Juan Pablo Urrego, Elkin Diaz
Gêneros: Drama, Suspense, Fantasia
Nacionalidade: Colômbia