“Não! Não Olhe!” é o novo terror fantástico de Jordan Peele, terceiro filme na carreira do cineasta e que traz Daniel Kaluuya, Keke Palmer e Steven Yeun no elenco.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Não! Não Olhe!” é Jordan Peele entrando em um terreno ainda mais metafórico e fazendo do simbolismo seu caminho.

Responsável pelo ótimos “Corra!” e “Nós”, Peele parece ir rompendo com o blockbuster ou com o modelo mais vigente em Hollywood a cada filme. Seu primeiro longa chamou atenção ao explodir em bilheteria por trabalhar as questões sociais, sobretudo o racismo, de forma provocativa, extrema e inventiva. Já o segundo filme, também trouxe de volta as questões sociais, mas de uma forma menos explícita, mais subjetiva, ainda que a história se resolvesse de forma mais clara no fim.

Nao Nao Olhe Analise do Filme 2

Já “Não! Não Olhe” é mais uma passo do diretor rumo a esse rompimento com a obviedade e excesso de explicação que domina Hollywood. A obra parte de um lugar mais comum, mas vai entrando em uma espiral de eventos estranhos e simbolismos. Além disso, não faz questão alguma de justificar todos os elementos ao final.

Dessa forma, Peele faz de seu novo longa uma experiência sensorial. Sobretudo na criação de expectativas e rompimento das mesmas o tempo inteiro. É um terror que subverte elementos do gênero. É um filme que homenageia Steven Spielberg só para depois romper com os elementos do blockbuster que consagraram este cineasta.

Nota:148839148839148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Nope
Data de lançamento: 25 de agosto de 2022
Direção: Jordan Peele
Elenco: Daniel Kaluuya, Keke Palmer, Steven Yeun
Gêneros: Terror, suspense, fantasia
Nacionalidade: EUA