Como eu disse no texto sobre os indicados aos Prêmios do Sindicato dos Diretores (DGA) e dos Produtores (PGA), o vencedor da categoria de Melhor Produção Cinematográfica do Ano (Prêmio Darryl F. Zanuck), do PGA, é sempre o grande favorito ao Oscar de Melhor Filme. Isso porque os sindicatos reúnem boa parte dos votantes da Academia e o prêmio dos produtores se equivale ao melhor filme da temporada, visto que quem ganha as estatuetas na categoria principal do Oscar são os produtores do filme vencedor.
Com isso, a expectativa é que “Nomadland” mantivesse o favoritismo e se colocasse como o grande filme da temporada para o Oscar 2021. E, por mais que o Globo de Ouro e Critics Choice Awards não sirvam como grandes indicativos ao Oscar, eles trazem mais visibilidade ao filme ganhador (que também foi o filme de “Nomadland”). E se o vencedor do PGA é o mesmo dessas duas premiações, aí sim temos um grande favorito. Outra premiação importante como indicativo é o BAFTA que, assim como o PGA, compartilha votantes com a Academia, e a edição de 2021 ocorrerá dia 11 de abril.
Entretanto, a vitória no Prêmio do Sindicato dos Produtores não é uma garantia de sucesso no Oscar, como vimos ano passado com “1917” vencendo o PGA, mas “Parasita” levando o da Academia. Isso porque o PGA é centrado em votantes americanos, enquanto a Academia tenta diversificar mais a cada ano que passa, aumentando o número de estrangeiros, sobretudo latinos, europeus e asiáticos. Vale lembrar também que o último filme a vencer PGA, Bafta, Critics Choice e Globo de Ouro foi “La La Land”, que perdeu aquele emblemático Oscar para “Moonlight”.
Contudo, 2021 se encaminha para ser o ano de “Nomadland”. São muitos filmes correndo por fora com (poucas) chances parecidas, como “Os 7 de Chicago”, “Judas e o Messias Negro”, “Minari” e “Bela Vingança”. Porém, por se tratar de uma categoria com o modelo de voto preferencial, em que o favorito só não vence quando tem certa rejeição, algo que “Nomadland” não deve ter, é provável que o favoritismo seja confirmado.
Veja a lista completa de vencedores do PGA 2021:
Melhor produção cinematográfica do ano (Prêmio Darryl F. Zanuck):
- “Borat: fita de cinema seguinte”
- “Judas e o Messias Negro”
- “A Voz Suprema do Blues”
- “Mank”
- “Minari”
- “Nomadland”
- “Uma noite em Miami…”
- “Bela Vingança”
- “O Som do Silêncio”
- “Os 7 de Chicago”
Melhor produção cinematográfica de animação do ano:
- “Os Croods 2: Uma Nova Era”
- “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”
- “A Caminho da Lua”
- “Soul”
- “Wolfwalkers”
Melhor produção em documentário de longa-metragem:
- “Professor Polvo”
- “David Attenborough: A Life on Our Planet”
- “Dick Johnson Is Dead”
- “Softie”
- “A Thousand Cuts”
- “Time”
- “The Truffle Hunters”
Melhor produção televisiva de drama em episódios (Prêmio Normal Felton):
- “Better Call Saul”
- “Bridgerton”
- “The Crown”
- “The Mandalorian”
- “Ozark”
Melhor produção televisiva de comédia em episódios (Prêmio Danny Thomas):
- “Segura a Onda”
- “The Flight Attendant”
- “Schitt’s Creek”
- “Ted Lasso”
- “O que Fazemos nas Sombras”
Melhor produção televisiva de minissérie (Prêmio David L. Wolper)
- “I May Destroy You”
- “Normal People”
- “O Gambito da Rainha”
- “The Undoing”
- “Nada Ortodoxa”