“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” chega aos cinemas no dia 5 de maio e promete bagunçar o agora multiverso da Marvel. Porém, para quem não está completamente inteirado e atualizado sobre o Universo Marvel, esse filme pode ser um problema. Isso porque, diferente de outros universos, como Star Wars, em que é possível entender aos filmes sem ver as séries ou ler livros e HQs canônicos, na Marvel, as séries são sim uma obrigação para compreender os filmes.

Além disso, o multiverso permite ao MCU utilizar obras realizadas pela antiga Fox ou Sony, como aconteceu com os antigos Homem-Aranha em “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e vai acontecer com os X-Men nesse novo Doutor Estranho. Por isso, separei as obras que devem ser assistidas antes do novo lançamento da Marvel, contando apenas com os personagens já confirmados pelo trailer.

O que assistir?

O primeiro passo, claro, é acompanhar os filmes do Universo Marvel, sobretudo o primeiro “Doutor Estranho”, em que o personagem é apresentado, e o recente “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, em que o personagem não só aparece como também é responsável por abrir parte do multiverso.

Duas séries do ano passado também serão essenciais para compreender esse novo longa. A primeira é “Wandavision”, não só porque a personagem pode ter sido uma das responsáveis por abrir o multiverso, como também porque ela deverá ser a mais importante de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, depois do protagonista, é claro. E, entender os traumas da personagem será essencial para o longa, como já fica evidente no trailer.

O que assistir para entender o novo Doutor Estranho

A segunda é “What if?…”, a série que se vendia como uma antologia, mas, no final, se confirmou como uma obra interligada no multiverso. Isso porque, os universos de pelo menos três episódios estão no trailer do novo lançamento da Marvel. São eles: o que temos o Stephen Strange sombrio, o que a Terra foi dominada por Ultron e o da infestação zumbi. Mas, assistir apenas a esses três talvez não baste. Já que, eles se interligam com os demais no episódio final. É bom ver a série toda mesmo.

Além disso, com a aparição no trailer do Professor Xavier, de Patrick Stewart, talvez seja bom relembrar (ou ver pela primeira vez) os X-Men do começo deste século. O personagem aparece nos três primeiros (“X-Men”, “X-Men 2” e “Confronto Final”), no quinto (“Dias de Um Futuro Esquecido”) e em “Logan”.

Essas são as obras conectadas ao trailer. Além delas, é possível que outras, sobretudo a série “Loki” (por também explorar o multiverso), tenham alguma conexão.