“O Telefone Preto” é o novo filme da Blumhouse, dirigido por Scott Derrickson e com Ethan Hawke no elenco.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“O Telefone Preto” une filmes de serial killer e de espíritos, mostrando que os dois subgêneros do terror podem andar juntos, mas desliza no material de divulgação que estraga parte da experiência.
Muitas vezes, um filme é afetado por uma série de fatores externos a ele, que podem ser prejudiciais ou benéficos àquilo que foi proposto pelo diretor. São elementos que fogem ao controle do cineasta, mas se fazem presente na experiência do público.
Assim, o novo filme de Scott Derrickson é eficiente em sua ambientação e também surpreende ao ter a ousadia de unir dois subgêneros do horror que raramente andam juntos (por mais que isso nem sempre funcione no longa).
Entretanto, a experiência será completamente diferente para quem viu o material promocional do filme e quem não viu nada. A começar pelo trailer, que entrega todos os momentos mais climáticos. Ou seja, a surpresa é atrapalhada a partir do momento que ápices dramáticos e de terror deixam de ser surpreendentes.
Algo semelhante acontece em como o marketing se debruçou sobre a figura de Ethan Hawke. De certa forma, tal escolha trai a proposta de Derrickson. O longa busca aqui um personagem místico, misterioso, uma figura maléfica e perturbada que se esconde embaixo de máscaras. Além disso, o personagem não aparece tanto, sendo uma espécie de mal que se faz presente mesmo quando não está lá fisicamente.
Porém, toda essa mística se perde quando o marketing já divulgou quem é o rosto por baixo da máscara. Fica impossível não ver a cara de Hawke ali. Mas, apesar de tudo isso, “O Telefone Preto” é um filme consistente e que deve agradar ainda mais quem não teve contato com o material de divulgação.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Black Phone
Data de lançamento: 21 de julho de 2022
Direção: Scott Derrickson
Elenco: Ethan Hawke, Mason Thames
Gêneros: Terror
Nacionalidade: EUA