Oldboy completa 20 anos em 2023 do seu lançamento oficial e retornará aos cinemas esta quinta-feira (14 de setembro) em versão totalmente restaurada em 4k. O longa está sendo distribuído pela Neon e chega ao Brasil pela Pandora Filmes. Tal restauração foi supervisionada pelo próprio Park Chan-Wook, diretor do filme.
Vale a Pena?
Muito antes de “Parasita” vencer o Oscar, o cinema sul-coreano teve uma virada de chave que começou a gerar resultados na virada do milênio. Um alto investimento em cultura pelo governo (o K-Pop talvez seja o exemplo mais famosos disso), que foi importantíssimo para o crescimento econômico e para colocar o país no mapa cultural do mundo, fez com que o cinema explodisse “de repente” com uma geração fortíssima de cineastas.
Kim Jee-Woon (Eu Vi o Diabo), Lee Chang-Dong (Em Chamas), Hong Sang-Soo (Certo Agora, Errado Antes), Kim Ki-Duk (Primavera, Verão, Inverno, Outono… Primavera), Bong Joon-Ho (Parasita) e Chan-Wook (Oldboy) nascem quase juntos para o cinema e ganham o mundo. Todos continuam em evidência até hoje, marcando presença constantemente em festivais.
Mas nenhum filme fez tanto alarde nessa primeira década do século quanto “Oldboy”, que venceu o segundo prêmio mais importante do Festival de Cannes de 2004, em júri presidido por Quentin Tarantino, e se tornou um marco “cult” no cinema, um daqueles filmes que a cinefilia mundial é apaixonada.
Ao mesmo tempo, foi um marco também nessa tendência de filme de vingança que se instala na chegada do novo milênio, assim como o medo da internet e do mundo vigiado. Ter a chance de ver um filme desse, restaurado em 4k, nos cinemas, é uma experiência que nenhum fã de cinema pode perder.
Assista ao trailer: