“Air” é o novo filme de Ben Affleck, protagonizado por Matt Damon, e que conta a história real sobre como a Nike conseguiu fazer um contrato com Michael Jordan.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Air”, apesar de propagandístico, mostra um Ben Affleck apaixonado pela sua história de bastidores.
É muito difícil negar que o novo longa de Affleck é um produto com a cara do capitalismo mais fervoroso. Uma história que coloca a Nike como azarão para nos fazer torcer por ela contra as gigantes daquele momento. Não que isso seja mentira, não é. Tudo aquilo realmente aconteceu quando a empresa era gigante nas corridas, mas ainda muito pequena no basquete. Porém, não deixa de soar como uma publicidade ao exibir o nome, o logo, as criações e os exemplares funcionários, ao mesmo tempo que retrata a Adidas quase como nazistas.
Então, se o longa funciona é justamente porque tal viés propagandístico é mais consequência do que pretensão do longa. Ben Affleck parece até tentar se esquivar como pode disso, enquanto foca nessa história nunca contada, de pessoas desconhecidas que acreditam em um sonho. Isso fica claro na recusa de exibir os anos 1980 da forma como o cinema vem fazendo constantemente. Aqui tudo fica restrito a um espaço fechado, aos bastidores. E a paixão do cineasta se agiganta nesses espaços pequenos. O amor dele pela história, pelo basquete e pelos personagens torna o filme para lá de delicioso, sobretudo para os fãs do esporte.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Air
Data de lançamento: 6 de Abril de 2023
Direção: Ben Affleck
Elenco: Matt Damon, Jason Bateman, Viola Davis, Ben Affleck
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA