“Nada de Novo no Front” é o novo filme de guerra da Netflix e que é uma nova adaptação do livro que gerou o filme vencedor do Oscar 1931. Além disso, a nova versão é a indicação da Alemanha para o Oscar 2023

O filme está disponível na Netflix.

É bom?

“Nada de Novo no Front” desromantiza a Guerra ao contrastar os horrores vividos nas trincheiras com os poderosos tomando as decisões.

Edward Berger traz consigo uma ideia de guerra muito mais repleta de sentimentos reais do que aquelas que Hollywood costuma fazer. Com exceção de algumas sátiras ou filmes mais pessimistas em momentos específicos do cinema americano, de forma geral, nos Estados Unidos, até filmes destinados a mostrarem os horrores da guerra trazem consigo um certo valor patriótico intrínseco a um protagonista herói.

Ao mesmo tempo, geralmente há em algum sentido uma dualidade mais clara, uma luta de bem contra o mal. É só vermos filmes recentes de grandes estúdios como “1917”, em que nem sequer vemos os rostos dos alemães, que são sempre traiçoeiros e vêm das sombras para atacar o protagonista herói. Ou mesmo “Até o Último Homem”, em que o médico herói é alvo dos malvados japoneses que não respeitam as regras e atiram nos médicos.

Nada de Novo No Front Netflix Analise do Filme 2

Na nova versão de “Nada de Novo no Front”, por mais que ainda há um apego com o grupo principal, que se inicia com o filme mostrando porque eles são levados a acreditar naquelas ideias, que muito tem a ver com o Nazismo duas décadas depois, o longa nunca cria uma simples luta de forças opostas.

Muito pelo contrário, os franceses aqui são apenas o outro lado de uma guerra sem vencedores. Tanto que, quando dois personagens de lados opostos se olham cara a cara, o filme os fazem retornarem como seres humanos e hesitarem antes de tirar aquela vida. São alguns pequenos momentos que mostram a humanidade de quem está dentro daquele horror.

Em contraposição, vemos os responsáveis por darem as ordens. E, para criar essa diferença, o longa vai naquilo que é mais básico para o ser humano: água e comida. Enquanto Berger filma banquetes em vagões luxuosos ou salas chiques, vemos os combatentes felizes quando conseguem roubar uma mísera galinha. Ou mesmo parando para comer quando estão tomando tiro de tudo quanto é lado.

Sem dizer nada, esse é o melhor retrato possível do que é uma guerra. Não só a morte está batendo na porta o tempo todo por conta das armas de fogo, como as condições humanas básicas são perdidas no dia a dia. Ao mesmo tempo, os poderosos com vida de fartura fazem desses soldados simples peças de um tabuleiro de War.

Nota:148839148839148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Im Westen nichts Neues
Data de lançamento: 28 de outubro de 2022
Direção: Edward Berger
Elenco: Felix Kammerer. Daniel Bruhl, Aaron Hilmer
Gêneros: Drama, Guerra
Nacionalidade: Alemanha