Depois de anos de polêmica que quase acabaram com a premiação, o Globo de Ouro 2024 volta com mais transparência e uma premiação mais sólida. A votação que é feita por membros da imprensa internacional (Hollywood Foreign Press Association), antes restrita aos que trabalhavam nos Estados Unidos e agora mais aberto, inclusive com vários membros da Abraccine (Associação Brasileira de Crítica) votando, teve uma ampliação de membros e uma clareza maior de quem são esses votantes.

Com isso, os absurdos do passado, muitos com estúdios dando presentes, viagens e jantares para votantes, parecem ter ficado para trás. O Globo de Ouro se alinha, então, muito mais às outras premiações, sobretudo ao que deve aparecer no Oscar, dando inclusive um espaço limitado (como o Oscar) para filmes de fora dos Estados Unidos, reforçando aquela ilusão de que é uma premiação mundial e não apenas para a indústria americana.

Nesse sentido, o Globo de Ouro 2024 acabou por ser o mais previsível de todos, com “Oppenheimer”, filme favorito das bolsas de apostas, vencendo em Filme, Diretor, Trilha Sonora, Ator e Ator Coadjuvante, como já era esperado, frustrando assim a campanha milionária da Netflix para “Maestro”, que saiu de mãos abanando, e “Assassinos da Lua das Flores”, dado como o segundo na corrida do Oscar de Melhor Filme., que só venceu um prêmio.

A vitória de “Pobres Criaturas” sobre “Barbie” em Melhor Comédia ou Musical está longe de ser uma surpresa, mas pode ser usada pela campanha do primeiro filme para tentar colocá-lo como o terceiro nome mais importante na corrida pelo Oscar. “Barbie”, apesar das esperadas vitórias em Melhor Blockbuster e Canção, acaba saindo um pouquinho mais enfraquecido.

Além disso, os dois grandes nomes para melhor atriz estavam em categorias diferentes, divididas em comédia/musical e drama. Tanto Lily Gladstone quanto Emma Stone venceram, no que parece ser a categoria mais aberta de atuação para o Oscar.

As surpresas então ficaram para os filmes de fora dos Estados Unidos, com “Anatomia de uma Queda” não só vencendo Filme de Língua Não Inglesa como Roteiro também, em que bateu todos os grandes nomes da temporada. Assim, o longa se coloca como nome forte para uma vaga no Oscar de Melhor Filme. Além desse, um pouco menos surpreendente foi a vitória do japonês “O Menino e a Garça” em animação, superando o um pouco mais favorito “Homem-Aranha Através do Aranhaverso”.

Veja o vídeo do 16mm com a análise completa do Globo de Ouro 2024:

Lista Completa dos Vencedores do Globo de Ouro 2024:

Melhor Filme Drama: Oppenheimer
Melhor Filme Comédia: Pobres Criaturas
Melhor Diretor: Christopher Nolan (Oppenheimer)
Melhor Ator Drama: Cillian Murphy (Oppenheimer)
Melhor Ator Comédia: Paul Giamatti (Os Rejeitados)
Melhor Atriz Drama: Lily Gladstone (Assassinos da Lua da Flores)
Melhor Atriz Comédia: Emma Stone (Pobres Criaturas)
Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
Melhor Atriz Coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph (Os Rejeitados)
Melhor Roteiro: Anatomia de uma Queda
Melhor Filme em Língua Não Inglesa: Anatomia de uma Queda
Melhor Animação: O Menino e a Garça
Melhor Trilha Sonora: Oppenheimer
Melhor Canção: Barbie
Melhor Blockbuster: Barbie