Apesar de ser um dos gêneros mais importantes da história do cinema e capaz de dominar a produção hollywoodiana por mais de duas décadas, os faroestes saíram de moda nos últimos 20 anos ou mais. Entretanto, ainda hoje o gênero segue sendo relevante para a sétima arte, conquistando fãs ao redor do mundo e gerando bons debates. Pensando nisso, decidi fazer para o meu canal, o 16mm, uma lista com os 10 melhores faroestes de todos os tempos (na minha opinião, é claro).

Além dos 10 primeiros colocados, a lista traz mais 10 menções honrosas. Assista ao vídeo abaixo para conhecer alguns dos melhores faroestes de todos os tempos:

A única regra imposta para a criação da lista foi o impedimento dos chamadas neo western, filmes que seguem estrutura e ambientação semelhante aos faroestes clássicos, mas se passam nos dias de hoje. Além disso, considerei apenas filmes que vejo como faroestes, deixando de lado, por exemplo, comédias ambientadas no velho oeste, como é o caso do clássico “Banzé do Oeste”.

Assim, como resultado, temos 20 filmes que, apesar de fazerem parte do mesmo gênero, são bastante diferentes entre si. Há desde de faroestes clássicos, que ajudaram a estabelecer clichês do gênero, passando pelos revisionistas (desconstruíram ou questionaram alguns desses clichês, spaghetti (filmados na Itália por diretores italianos, geralmente mais violentos), além de filmes da Nova Hollywood (extremamente violentos e pessimistas) e outros realizados nos últimos 30 anos, como “Os Imperdoáveis” (1992), “Bravura Indômita” (2010) e Django Livre (2012).

Então, espero que o vídeo e o texto ajude também a trazer recomendações de filmes, já que o gênero vem sendo menos comentado a cada ano que passa, o que pode ser uma pena para o público que fica restrito apenas aos filmes mais recentes. Torço também que os fãs de um bom western se deliciem com os filmes escolhidos por mim.