“Paris, 13º distrito” é o novo filme de drama e romance do diretor francês Jacques Audiard, que tem Noémie Merlant, Lucie Zhang e Makita Samba interpretando esse triângulo amoroso.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“Paris, 13º Distrito” acompanha três personagens na cidade de Paris e explora as suas relações amorosas entre si e com outras pessoas. No fundo, o novo filme de Audiard não deixa de ser sobre as relações entre os millenials. O longa rejeita relacionamentos mais sérios e duradouros e retrata justamente essa volatilidade e incerteza nos relacionamentos dessa geração.
Sob um preto e branco austero e frio, que nos afasta de um grande apego com os personagens, a obra está mais interessada em uma certa banalidade desses relacionamentos. Como se nem tudo precisasse ser sério e com compromisso.
Assim, o longa traz um certo sentimento da Nouvelle Vague francesa, sobretudo em como combina narrativa, temática e história. Aqui não há grandes acontecimentos ou uma relação tão direta de causa e efeito. Audiard se usa da liberdade desses relacionamentos para construir uma narrativa também bem livre e que constantemente rompe as expectativas. Não há um começo, meio e fim tão bem definido.
É quase como se fôssemos levados pelo fluxo de acontecimentos e, principalmente, de sensações e paixões desses personagens. Não à toa, o longa rompe o tempo todo com a narrativa clássica, quebra o desenvolvimento de personagem para pular para um ainda não apresentado por um longo tempo, cria elipses temporais que nos levam para outro estágio daqueles personagens e por aí vai.
Então, caso você consiga embarcar na experiência mais livre de “Paris, 13º Distrito”, desapegando um pouco do que o cinema hollywoodiano traz para gente aos montes, provavelmente terá uma relação bem interessante com esse ótimo filme.
Nota:
Assista a minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Les Olympiades
Data de lançamento: 28 de abril de 2022
Direção: Jacques Audiard
Elenco: Noémie Merlant, Lucie Zhang, Makita Samba
Gêneros: Drama, Romance
Nacionalidade: França