Protesto virtual leva brasileiros a compartilharem pôsteres de filmes nacionais
Desde que o Governo Bolsonaro assumiu, sabia-se que o cinema nacional iria passar por uma descredibilização geral, embora houvesse muita resistência em relação a isso. E, assim, foi feito: após as últimas investidas contrárias, um protesto virtual levou brasileiros a compartilharem pôsteres de filmes nacionais como forma de apoio ao enfraquecimento do incentivo às produções em território brasileiro.
Isso aconteceu principalmente após a Agência Nacional do Cinema (Ancine) ordenar a retirada de cartazes de filmes brasileiros dos corredores da entidade pública, no Rio de Janeiro. Além disso, o próprio site da Ancine passou por uma limpa, retirando, também, as futuras estreias do cinema brasileiro.
Segundo a comunicação da Ancine, a retirada do material promocional dos filmes no site e nas dependências comuns da Agência foi feita para “garantir a impessoalidade e isonomia e o interesse público”. Para a agência, a decisão “foi mal interpretada justamente pela dificuldade de compreensão da natureza de uma Agência Reguladora” – O Globo
Registramos aqui o nosso protesto contra a censura da produção e divulgação de filmes brasileiros e, como forma de endossar o apoio, deixamos aqui várias indicações de filmes produzidos e interpretados por profissionais da televisão brasileira, pois, somente juntos, poderemos resistir em favor da arte. Confira!
Veja também:
- “Benzinho” vence Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Veja todos os vencedores
- Conheça a Darkflix, novo streaming nacional de terror
- Filmes nacionais apoiados pela Ancine que foram premiados