Não é segredo para ninguém que o cinemas brasileiros estão fechados desde março e sem uma previsão concreta para a reabertura (espera-se que eles voltem a funcionar no começo de outubro). Entretanto, alguns países já voltaram a uma semi-normalidade, com filmes estreando em salas com cerca de metade da ocupação máxima, por causa do distanciamento social, é claro.
Dessa forma, vale a pena dar uma olhada nas obras que ainda devem estrear esse ano, já que muitas programadas para 2020 já foram adiadas para o ano que vem. Se os cinemas brasileiros reabrirem na data prevista, pode ser que todas essas estreiem por aqui. Falarei a seguir apenas dos filmes para o cinema, excluindo assim os de streamings, que costumam confirmar datas de estreias com menos antecedência.
Os mais aguardados
Entre os filmes mais esperados do ano no Brasil, dois já estrearam ao redor do mundo. “Tenet” chegou em 25 de agosto na Europa, uma semana depois nos Estados Unidos e está programado para 15 de outubro por aqui (teoricamente o filme de reabertura). Já “Novos Mutantes” estreou na primeira semana de setembro tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, mas não tem data prevista para cá. O primeiro teve críticas mistas tendendo mais para o positivo, enquanto o segundo foi massacrado pela crítica.
Outro que está prestes a chegar é “Mulan”. O longa entrará dia 4 direto no Disney+ para aluguel, mas apenas para os poucos países que o streaming já chegou. A plataforma está programada para novembro no Brasil.
Além desses, “Viuva Negra” (29/10), “Mulher-Maravilha 1984” (05/11), “007 – Sem Tempo Para Morrer” (19/11) e “Duna” (17/12) são outras estreias muito aguardadas. O último ainda corre risco de ser adiado para janeiro de 2021.
Outros filmes que vale a pena conferir
Outros quatro filmes programados para esse ano que podem atrair público são: “Morte no Nilo” (23/10), “A Lenda de Candyman” (05/11), “Free Guy” (10/12) e “Amor, Sublime Amor” (17/12). O primeiro é sequência de “Assassinato no Expresso do Oriente” (2017) e volta a ter Kenneth Branagh como diretor e ator, interpretando o protagonista Inspetor Hercule Poirot.
O segundo é o filme mais aguardado para os fãs de terror, serve como um reboot de Candyman (1992) e tem Jordan Peele e Misha Green como roteirista e diretora, respectivamente, mesma dupla envolvida na série “Lovecraft Country”. O terceiro tem como grande atrativo a figura de Ryan Reynolds em um filme descompromissado e o último é dirigido por Steven Spielberg e remake do clássico de mesmo nome. Ele pode ser adiado ainda, por causa dos casos de assédio de Ansel Elgort, protagonista do filme. Há até a possibilidade de regravação com outro ator no papel.