A fotografia é uma arte muitas vezes subestimada. Obviamente, qualquer pessoa pode tirar uma foto, mas fato é que muitos dos que se acham fotógrafos não têm noção alguma que fotografar exige muita preparação e conhecimento, além de um pouco de sorte. Agora, imagina ter a missão de registrar raios? Com certeza, essa não é uma tarefa nada fácil. O fotógrafo Pete Caster, porém, teve a felicidade de registrar um daqueles momentos impressionantes proporcionados pela natureza: com a chegada de uma tempestade, um relâmpago cortou o céu ao lado de um arco-íris. Já imaginou? Relâmpago e arco-íris juntos em uma única foto? Deve-se imaginar que o resultado é impressionante!

O fato aconteceu durante um entardecer na cidade de Lewiston, em Idaho, nos EUA, e chamou muita atenção do profissional na hora em que se deparou com ele. Caster trabalha no jornal “Lewiston Tribune” e, ao registrar o encontro entre o relâmpago e o arco-íris, fez lembrar um registro muito parecido feito na região desértica do Arizona, nos EUA, no ano de 2015. Confira:

Pete Caster: fotógrafo captura relâmpago e arco-íris na mesma foto nos EUA

Relâmpago e arco-íris são registrados na mesma foto em região desértica do Arizona, nos EUA. Foto foi feita em 2015 — Foto: Greg McCown

O episódio de 2015 foi registradi por Greg McCown, perto da pequena cidade de Marana. Ao lado de alguns amigos, ele notou a formação do arco-íris. Para registrar o momento, o fotógrafo ainda contou com um cacto para a composição do cenário, o que só acrescentou ao clique. “Esse foi o último raio logo antes de a tempestade se dissipar e desaparecer”.

Em seu site Saguaro Pictures, é possível vários outros registros de McCown pela região.

COMO SE FORMAM OS ARCO-ÍRIS?

O arco-íris nada mais é do que o resultado de um prisma natural. E para entender como ele se origina, basta se ter em mente que o sol incide em gotas de água, principalmente de chuva, levando a uma dispersão da luz. Por fim, o efeito colorido produzido por essa dispersão dá origem ao que chamamos de arco-íris. As sete cores visíveis no arco-íris surgem no momento em que a luz branca se divide. Cada uma das ondas coloridas são desviadas em um ângulo diferente e, com isso, os raios coloridos são refletidos. Ao saírem da gota os raios são desviados outra vez, causando o efeito parecido com uma lente de aumento.

O fim do arco-íris se dá quando o sol muda de posição ou a umidade do ar é dissipada. As tonalidades vistas são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. E esta é, inclusive,  a ordem na qual elas são refletidas e visualizadas pelo olho humano.

Pete Caster fotógrafo captura relâmpago e arco íris na mesma foto nos EUA

Raio acerta arco-íris em cheio… Natureza linda!

Veja também: