“Restos do Vento” é o novo filme de Tiago Guedes, exibido no Festival de Cannes e na Mostra de São Paulo deste ano.

O filme tem sessões no cinemas de São Paulo e fazem parte da Mostra de São Paulo 2022.

É bom?

“Restos do Vento” é mais um grande filme do cinema português contemporâneo que provavelmente vai passar batido por muita gente, mas não deveria.

Tiago Guedes abre o longa com um prólogo chocante a fim de se interessar justamente com o que vem depois. O futuro que carrega os ventos do passado, por mais que aquela sociedade finja que os atos de anos atrás não existiu.

Partindo da lógica do suspense e a investigação criminal, o famoso “who done it?”, a busca por um assassino, o longa se mostra muito mais interessado nos contornos sociais que tal evento gera e o porquê dele ser causado.

220923 rdv 01 1600x670 1

Não à toa, o crime em si só acontece na metade do filme, quando as dinâmicas da cidade já estão bem estabelecidas. Além disso, o assassino é revelado cedo.

Assim, Guedes desloca a sua preocupação para como a sociedade lida com tal crime, a violência e os preconceitos que sempre tiveram presentes, mas aqui são escondidos por baixo de máscaras que voltam à tona, literalmente, quando as coisas se intensificam.

Até quem parece atormentado por aquele passado se revela quando percebe que está envolvido em tal evento. É um retrato social frio, da solidão desse personagem que teve sua vida tirada no passado e no presente, destinado a morar sozinho em uma casa escura cercado apenas por seus cachorros companheiros. A sociedade que tira a humanidade, teme essa pessoa posteriormente e retorna para tirar tudo dela de novo.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Restos do Vento
Data de lançamento: 20 de outubro de 2022
Direção: Tiago Guedes
Elenco: Albano Jeronimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu
Gêneros: Drama, Suspense
Nacionalidade: Portugal