“Retratos Fantasmas” é o novo filme documental de Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau” e “Aquarius”, que olha para Recife e para o cinema.

O filme foi exibido no Festival de Cannes 2023 e chegará aos cinemas brasileiros no dia 24 de agosto.

É bom?

“Retratos Fantasmas” olha para a cidade de Recife e para o próprio cinema e vida de Kléber Mendonça Filho pelo olhar mágico de uma câmera.

Em um momento específico do documentário, o cineasta comenta sobre uma cena de “O Som ao Redor”, em que Kleber desejava filmar a sua rua à noite “do jeito que ela é”, sem luzes cinematográficas ou coisas do tipo. Porém, a câmera mostrou sua limitação em captar essa realidade sem os artifícios do cinema.

Pode parecer algo aleatório, mas tal cena representa muito do que é “Retratos Fantasmas”, não só por ter o cineasta falando de seus próprios filmes, sua casa e cidade e como tudo isso se mistura em sua trajetória como diretor e pessoa, mas principalmente por esse olhar para a essência do cinema.

KMF enquadra, decupa e monta sua cidade, sua vida, os cinemas que fazem parte da história dele e de recife, reencena momentos, encena novos momentos e procura esses “fantasmas” a partir não do olhar real, mas da sua perspectiva, do seu olhar pessoal por meio da câmera.

É essa visão, muito representada também em como ele brinca com os letreiros do cinema e os nomes dos filmes, que faz desse documentário íntimo e abrangente ao mesmo tempo. O que é um documentário senão o tratamento criativo da realidade, não é mesmo? “Retratos Fantasmas” nos mostra isso com maestria.

Retratos Fantasmas Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Retratos Fantasmas
Data de lançamento: 24 de agosto de 2023
Direção: Kléber Mendonça Filho
Elenco: Kléber Mendonça Filho
Gêneros: Documentário
Nacionalidade: Brasil