“Arremesso final” (ou “The Last Dance”, título original) conta a história dos bastidores do Chicago Bulls campeão da NBA em 1998. Além disso, a série faz um retrato de toda a trajetória de Michael Jordan até a temporada que resultou em sua segunda aposentadoria.
Formato e Narrativa
“Arremesso final” é mais um projeto da Netflix (dessa vez, em parceria com a Espn) que aposta no formato de série documental, o que já elogiei na crítica de “Máfia dos Tigres”, por dar espaço para uma forma de se contar histórias que nunca foi popular, mas começa a conquistar o público por causa desse investimento do streaming.
Ao trabalhar duas linhas narrativas, os bastidores de 1998, ao qual a equipe do documentário teve acesso, e toda a história anterior àquela temporada, por meio de imagens de arquivo, a série vai além apenas dos relatos factuais e se aprofunda na psicologia de seu protagonista, Michael Jordan, e em tudo o que o cercava, criando assim um fascinante estudo de personagem e das relações deste com aquilo que moldou a sua carreira esportiva e pessoal.
Dessa forma, o diretor Jason Hehir consegue, por meio da montagem, nos mostrar a diferença entre o ano de 1998 e os primeiros anos do atleta na NBA. Se no começo Jordan impressionava como um garoto genial, após vencer os títulos começa a carregar o peso do sucesso. Ele não só é o maior jogador de todos os tempos, mas também mudou o esporte, fazendo a NBA passar de uma liga marginal para uma das mais populares do mundo (o que é bem retratado na série).
No entanto, ao se transformar em uma celebridade, ao mesmo tempo que é idolatrado também vira um alvo. Invenções e distorções midiáticas que chegaram a colocar de forma criminosa Jordan como suspeito do assassinato de seu pai, mas também relatos verídicos e discutíveis da forma como ele tratava aos seus colegas de equipe.
Então, o que Hehir faz é mostrar a criação de um mito para depois desconstruir essa figura santificada. Jordan é aqui, acima de tudo, um ser humano. Destaque para as reações espontâneas do atleta nos momentos em que o documentarista mostra o que outras pessoas falaram dele. Muitas vezes uma arrogância não intencional aparece.
História e Personagens
Todavia, mais do que apenas um estudo de personagem, “Arremesso Final” é uma declaração de amor ao basquete. Por isso, indiscutivelmente quem é fã da NBA e de sua história se deliciará ainda mais com a série.
Porém, Hehir não se usa de uma nostalgia barata para atrair o público fanático pelo esporte, mas compartilha dessa paixão para construir a sua história de uma forma que funciona como relato histórico, mas também dentro de uma narrativa intimista de seu protagonista. Se a série explora diferentes anos e dá espaço para personagens secundários como Scottie Pippen, Phil Jackson, Dennis Rodman, Isiah Thomas, entre outros, é porque sem eles Jordan não seria quem foi (para o bem ou para o mal).
Por isso, o destaque para os rivais também é fundamental. Descobrimos que Jordan não só era um craque, mas também uma pessoa competitiva ao extremo que muitas vezes tirava sua motivação de quem se opunha a ele. E justamente essa característica central é o foco da narrativa principal de 1998, quando o jogador só entrava em quadra pelo amor ao esporte e pela ânsia de vencer, já que sua vida como atleta não lhe trazia nenhum prazer.
Portanto, “Arremesso Final” nos traz um retrato intimista e muitas vezes solitário de um falho gênio do esporte. E é uma aula de como construir um arco de evolução para o seu protagonista no gênero documental, ao mesmo tempo que a narrativa transita frequentemente entre o positivo e o negativo para nos emocionar e divertir.
Ps: Eu não canso de repetir em minhas críticas, documentário não é apenas um relato de fatos. Há narrativa, personagens, fotografia, trilha sonora e todos os elementos de qualquer obra ficcional. E “Arremesso Final” é mais um exemplo bem sucedido disso.
Nota: 10.0
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre a série em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Last Dance (Máfia dos Tigres)
Data de lançamento: 18 de maio de 2020 (10 episódios)
Direção: Jason Hehir
Elenco: Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman mais
Gêneros: Documentário, Série Documental
Nacionalidade: EUA