“Expresso do Amanhã” conta a história de uma sociedade pós-apocalíptica obrigada a viver em um trem que não pode parar nunca, já que tudo fora dele está em uma temperatura tão baixa que nenhum ser humano consegue sobreviver.

Investigação

Em seu terceiro episódio, “Expresso do Amanhã” se assume por completo como uma série de investigação, quase como uma versão futurista de “O Assassinato no Expresso do Oriente”. Porém, ao contrário desta e de outras obras do gênero, a produção da Netflix não tem qualquer preocupação em fazer mistério sobre a identidade do assassino, entregando-a logo no início.

Entretanto, o que parece ser uma escolha subversiva na verdade é apenas uma saída tola que abandona qualquer suspense que a obra poderia construir. E, o que é ainda pior, o assassino está longe de ser um personagem relevante, o que tira qualquer possibilidade do público acertar previamente quem é o responsável. Dessa forma, qualquer recompensa para os espectadores é perdida e transformada em frustração.

expresso do amanha ep 1

E, além da investigação não convencer, a série perde o senso de urgência que mantinha o filme engajante do início ao fim. Isso porque os fundistas são meros coadjuvantes até o momento e a causa parece menos importante. O que se torna um problema ainda maior visto que nenhum personagem secundário é desenvolvido de maneira minimamente interessante.

Pelo contrário, toda a exploração da sociedade presente no trem e da ambientação em si é bastante pobre. A todo instante a série menciona a quantidade gigantesca de vagões, mas nunca se preocupa em mostrar mais de cinco ou seis.

Mas ainda é cedo para falar que “Expresso do Amanhã” não justifica sua existência, o seu grande problema até agora é justamente carregar o fardo de ser comparada a um ótimo filme.

Crítica em vídeo:

Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Snowpiercer (Expresso do Amanhã)
Data de lançamento: 25 de maio de 2020
Elenco:Jennifer Connoly, Daveed Diggs mais
Gêneros: Ficção Científica, Ação
Nacionalidade: EUA