Assista ao trailer do episódio 3 de “Westworld”:
Leita também: Review do Episódio 2
Quem é Charlotte?
“Westworld” chega ao seu episódio da temporada com a pior direção e montagem até então, porém segue acertando ao focar em dois ou três personagens por episódio e seguir uma linha narrativa para estes, sem divagações temporais. A narrativa fragmentada da segunda temporada claramente não funcionou, o que era para tornar a série “complexa” serviu apenas para bagunçar a narrativa e quebrar os arcos dos personagens.
Entretanto, agora, somos capazes de acompanhar a sucessão de eventos com personagens. Estes apresentam mudanças significativas no mesmo episódio. Ou seja, cada capítulo passa a funcionar como um miniarco do personagem, que ao final fará parte de um arco maior. Além disso, muitos mistérios são inseridos e resolvidos ainda no mesmo episódio, sem a necessidade de estender aquilo que é desnecessário.
Por exemplo, a questão de quem comprou a maior parte das ações da Delos. Se fosse na segunda temporada, isso provavelmente levaria uns 3 ou 4 capítulos para se resolver, enquanto aqui foi respondido vinte minutos depois, o que faz muito mais sentido. Até porque, todo mundo imediatamente já sabia que o Serac estava por trás de tudo.
Mas, infelizmente, “Jonathan Nolan” e “Lisa Joy” não conseguem se desgrudar por completo da criação de teorias. “Quem é a Charlotte?” é a pergunta que não quer calar. E não há nenhum motivo aparente para isso ser um segredo, a não ser essa fraqueza dos criadores de autopromoverem debates e teorias na internet. Uma série deve chegar a isso de forma natural e não ficar forçando para tornar a série mais falada do que já é.
No geral, é mais um episódio de construção, com algumas revelações e muitas dúvidas. Mas que funciona justamente por aproximar mais o público dos personagens, ao passo que constrói algumas relações de forma consistente por meio de simbolismos. As vestimentas pretas e brancas, a relação mãe e filha entre Dolores e a nova Charlotte (repare na cena das duas deitadas na cama), entre outras.
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Ficha Técnica:
Título original: Westworld (Westworld)
Data de lançamento: 15 de março de 2020
Criação: Lisa Joy e Jonathan Nolan
Elenco: Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Thandie Newton mais
Gêneros: Ficção científica, futuro distópico
Nacionalidade: EUA