Assista ao trailer do episódio 5 de “Westworld”:
Leia também: Review do Episódio 4
Serac x Dolores
O quinto episódio da terceira temporada de Westworld serviu para acirrar ainda mais a luta entre Dolores e Serac, mas, ao mesmo tempo, também revelou que eles não são tão diferentes assim. Obcecados por seus objetivos, ambos se mostram impiedosos, idealistas, hipócritas e complexos.
Eu já havia falado sobre o fato de Dolores querer salvar sua espécie, mas não confiar em nenhum outro host para ajudá-la. É como se ao tentar construir o melhor para os sobreviventes de Westworld ela tivesse fazendo o que é melhor para si mesmo. E, nesse sentido, ela é muito parecida ao seu arqui-inimigo.
Por meio do Rehoboam, Serac construiu um mundo que era melhor para as pessoas, uma sociedade planejada. Só que, claro, baseado no que ele acredita ser o melhor para todos. Porém, o problema é que até ele reconhece as falhas do sistema que criou com o irmão, é só observar como modificou o futuro deste porque se dependesse do Rehoboam seu irmão cairia em desgraça.
Entretanto, essas falhas só aumentam a carga de complexidade do conflito. Não há lado bom ou ruim, há seres tentando sobreviver e lutando pelo que acreditam ser o melhor para suas raças. E, no meio deste conflito, surge Bernard como ponto de equilíbrio, ainda que ele mesmo se questione sobre o papel que vai exercer nesse jogo.
Brasileiro que não fala português
Apesar de um episódio que funciona, Westworld chega para a sua maior gafe em todas as temporadas. É inadmissível que uma série que dá tanta atenção a todos os detalhes e referências não seja capaz de encontrar um ator brasileiro para interpretar o presidente do Brasil. Mas fica ainda mais absurdo se compararmos com Serac, interpretado pelo francês Vincent Cassell. Casado com brasileira e residente no Brasil, Cassell apresenta um português muito mais compreensível do que o do presidente do país.
Pode parecer chatice, mas não é. Esse tipo de gafe descredibiliza parte de uma produção que sempre se atentou demais aos detalhes, uma das qualidades que faz com que seja tão bem sucedida.
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Ficha Técnica:
Título original: Westworld
Data de lançamento: 15 de março de 2020
Criação: Lisa Joy e Jonathan Nolan
Elenco: Evan Rachel Wood, Aaron Paul, Thandie Newton mais
Gêneros: Ficção científica, futuro distópico
Nacionalidade: EUA