“Tico e Teco” é o novo filme do Disney+, que traz de volta os personagens do desenho animado para resolver um crime realizado contra cartoons.
O filme está disponível na Disney+.
Vale a pena assistir?
“Tico e Teco” se apoia em uma lógica proposta e concretizada nada década de 1980 por “Uma Cilada para Roger Rabbit”, mas remodelando as referências aos dias atuais.
Dessa forma, o filme parte da mesma premissa, a investigação dos personagens centrais para o desaparecimento e crime contra cartoons. Além de também estabelecer um mundo em que personagens animados famosos, tanto 2D quanto 3D, convivem com seres humanos em carne osso. Ou seja, uma mistura diegética entre animação e live action e as respectivas regras de cada mundo/obra.
Porém, a diferença está justamente no quando cada filme está inserido na história do cinema. “Tico e Teco” vai sim apostar na nostalgia, já que essa domina o cinema atual. Porém, também fará subversões, ao apresentar esses personagens clássicos em estados decadentes, ou ao brincar com elementos da cultura pop atual, o que cria até piadas que necessitam de contexto. A mais clara envolve o “Sonic feio”, que nunca foi às telonas após ser criticado pelos fãs depois do lançamento do primeiro trailer e ser mudado pela versão mais “fofa” antes do filme ser lançado.
Assim, torna-se um filme menos interessado em sua investigação e mais em um contato com Hollywood. Quer dizer, mais importante que a investigação em si são as referências e piadas metalinguísticas. E, talvez aí esteja o maior problema do longa, pois ele nunca engrena totalmente além das ótimas piadas por ter todo o restante apenas como desculpa referencial.
Ainda assim, “Tico e Teco” é, sem dúvidas, um dos melhores lançamentos do Disney+ na história do fraco streaming.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Chip and Dale
Data de lançamento: 16 de maio de 2022
Direção: Akiva Schaffer
Elenco: John Mulaney, Andy Samberg, JK Simmons
Gêneros: Comédia
Nacionalidade: EUA