“Tipos de Gentileza” é o novo filme do grego Yorgos Lanthimos, de novo com Emma Stone e Williem Dafoe, além de Jesse Plemons, premiado pelo filme no Festival de Cannes como melhor ator.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Tipos de Gentileza” marca um retrocesso de Lanthimos em um exercício de estranheza.
É de se admirar um cineasta que após ter seu longa mais celebrado em premiações americanas e de maior bilheteria, escolha retornar ou se aproximar das suas origens para fazer o filme que deseja.
Entretanto, Lanthimos é um caso raro do cineasta que quanto mais se afasta do cinema grego e mais busca uma conexão universal, sobretudo pela sátira e pelas piadas, melhor opera enquanto cineasta. Retornar para suas origens é trazer de volta aquele cinema que não passa de uma busca pelo bizarro e o choque a partir dele.
Os discursos sobre a sociedade capitalista e posições de poder até se fazem presente, mas são tão rasos quanto uma piscina vazia. Até porque, no fundo, isso é só uma desculpa para o longa soar mais complexo. No fundo, o único interesse de Lanthimos em “Tipos de Gentileza” é ser um exercício de estranheza, é o que realmente liga essas três histórias. O cineasta que vinha amadurecendo o seu olhar, até visual, retrocede então ao bizarro pelo bizarro, em situações, personagens e até no uso da lente grande angular e da trilha sonora de pianinho. Tudo tem que ser estranho e isso parece bastar para ele. Não basta, soa até bem infantil.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Kind of Kindness
Data de lançamento: 22 de agosto de 2024
Direção: Yorgos Lanthimos
Gêneros: Suspense
Nacionalidade: EUA