Ontem, dia 28 de junho, foi comemorado o dia do Orgulho LGBTQIA+. E nada melhor para comemorar tal data do que assistindo filmes. Pensando nisso, montei, com a Ilana Oliveira, no meu canal, o 16mm, uma lista com 10 obras LGBT que estão nos streamings Netflix, Globoplay, Star+, Telecine Play, Mubi e Amazon Prime Video.

Nela, tentamos equilibrar filmes de várias épocas, abordagens e países. Além disso, a ideia foi mesclar filmes com finais tristes e felizes. Isso porque, personagens queer tendem a ter finais tristes, trágicos e muitas vezes resultantes em mortes, recebendo até a expressão “Burn Your Gays”.

Em grande parte, isso é consequência de uma norma que se estende desde o cinema clássico, quando um código de censura hollywoodiano que pregava “os bons costumes” e “o que deveria ser a sociedade estadunidense”, chamado Código Hays, determinava que os gays, como se fossem abominações, não poderiam ter finais felizes para “não estimular as pessoas a serem gays”.

Então, surge essa necessidade de finais felizes em filmes com temáticas e personagens LGBTQIA+, finais esses que ainda são raros, mas começam a ganhar mais espaço e significado.

Veja o meu vídeo abaixo com 10 filmes LGBTQIA+ preciosos nos streamings: