Na próxima quinta-feira, dia 19 de outubro, começa a 47ª edição da Mostra Internacional de São Paulo, festival de cinema mais importante do país, que conta com uma fascinante seleção de filmes nacionais e internacionais. Serão ao todo mais de 360 filmes de 96 nacionalidades. Este ano, ele acontecerá até o dia 1º de novembro, com mais uma semana de repescagem posteriormente.

A Mostra de São Paulo é aberta ao público, com a possibilidade de ingressos avulsos e pacotes de ingressos, o que compensa para aqueles cinéfilos mais assíduos. Para mais informações sobre os pacotes: 47.Mostra.org

Este ano, o cineasta homenageado será Michelangelo Antonioni, o grande diretor italiano da trilogia da incomunicabilidade e outras obras como “Blow-Up”, “O Deserto Vermelho” e “Profissão: Repórter”. Esses e outros longas dele também farão parte da seleção.

Quais São Os Destaques?

Entre os filmes internacionais mais badalados temos os vencedores dos dois prêmios mais importantes do cinema: “Anatomia de uma Queda”, premiado com a Palma de Ouro de Cannes, e “No Adamant”, ganhador do Urso de Ouro de Berlim.

Além disso, ainda há os vencedores de Melhor Atriz, “Ervas Secas”, e do Prêmio do Júri, “Fallen Leaves”, no festival francês, além de outros premiados em Berlim, como “Afire” e “Na Água”, e o aguardado “Evil Does Not Exist”, um dos mais aclamados no Festival de Veneza. A Mostra ainda conta com os vencedores dos prêmios máximos dos festivais de Locarno, Rotterdam e Gramado.

47ª Mostra de São Paulo terá 360 filmes de 96 países

Entre os brasileiros, os destaques são “Pedágio”, exibido no Festival de Toronto, os premiados em Gramado “Mais Pesado é o Céu” e “Estranho Caminho”, além dos aguardados “Leme do Destino”, do homenageado da Mostra Júlio Bressane, “A Paixão Segundo G. H.” e “Sem Coração”.

Ainda vale um destaque na lista completa para “Os Colonos”, “The Sweet East”, “Juventude”, “La Chimera”, “Tia Virgínia”, “Agreste”, “Não Espere Muito do Fim do Mundo”, “A Besta”, “Comandante” e “A Memória Eterna”.