“Sound of Metal” conta a história de um baterista que perde a audição e se vê impossibilitado de tocar. Agora, ele deve aprende a conviver com sua nova condição.
O longa está disponível na Amazon Prime.
Uma Jornada de Aceitação
“Sound of Metal” vem fazendo barulho nos Estados Unidos, por causa da atuação surpreendente de Riz Ahmed, cotado para algumas premiações, entre elas, porém como menor chance, o Oscar. E, por mais que todos os elogios à atuação de seu protagonista sejam muito merecidos, o longa consegue ser mais do que isso. É bem comum vermos um tratamento quase protocolar em filmes que envolvem um personagem principal com algum tipo de deficiência: a câmera nele o tempo inteiro, enquanto o roteiro mostra uma difícil superação.
Entretanto, “Sound of Metal” se propõe a tratar a deficiência de uma maneira muito menos hollywodiana e muito mais humana e real. Ao estabelecer o conflito central, um baterista proibido de viver o seu sonho por causa da perda de audição, o longa se encaminha para uma jornada pessoal de autodescobrimento e aceitação, ao mesmo tempo que conflita a visão do protagonista com a das pessoas que vivem na comunidade que ele passa a morar.
É muito comum a sociedade enxergar pessoas com deficiência com desprezo, pena ou um falso orgulho pela superação de vida delas. Porém, raramente essas pessoas são vistas como são: como pessoas. É justamente aí que o conflito de “Sound of Metal” se torna ainda mais interessante. Ruben não está acostumado a viver sem ouvir e não quer aceitar essa mudança brusca em sua vida. Para ele, aquilo é uma deficiência, um empecilho para seguir sua vida. Enquanto isso, Joe (Paul Raci) busca para a sua comunidade uma vida normal, em que a união é muito mais importante do que o fato das pessoas ali presentes não ouvirem. Mais do que isso, o silêncio se tornou a realidade e o conforto deles. E esse será o último passo para a aceitação de Ruben.
Assim, vemos uma jornada de Ruben com diversas barreiras estabelecidas por ele mesmo, o que não torna os conflitos e pontos de viradas menos interessante. Porém, o protagonista está longe de não ser simpático e a direção de Darius Marder nos aproxima ainda mais dele ao colocar o público dentro de sua subjetividade. Ao simular o que Ruben está sentindo por meio de um som abafado e quase inaudível, somos transportados para essa angústia de perder um sentido de um momento para o outro. E é justamente por entendermos o personagem que sua jornada e suas decisões se tornam ainda mais complexas e dramaticamente poderosas.
Dessa forma, “Sound of Metal” surge como um dos únicos longas capazes de retratar a deficiência com normalidade, em um longa emocionante, angustiante e dominado por ótimas atuações.
Nota: 9.0
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Sound of Metal
Data de lançamento: 04 de dezembro de 2020
Direção: Darius Marder
Elenco: Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA