Ao contrário do que é na maioria das vezes veiculado na imprensa brasileira, o Globo de Ouro não é um bom termômetro para o Oscar, tanto por não compartilhar nenhum votante com a Academia quanto pela série de escândalos de compra de votos que segue acontecendo na premiação, como vimos em 2021 mais uma vez, com o filme “Music” e a série “Emily em Paris”, só para citar dois. E por mais que o Critics Choice Awards tenha uma integridade muito maior, ele também não é uma prévia tão boa assim, por também ter votantes completamente diferentes. Eis que chegamos então aos reais indicativos para o Oscar, os prêmios dos sindicatos, em que o dos Produtores (PGA) e o dos Diretores (DGA) liberaram seus indicados essa semana. O dos atores (SAG), dos roteiristas (WGA) e outros sindicatos de categorias técnicas já haviam feito essa divulgação anteriormente.
Apesar do DGA ser autoexplicativo, é bom deixar claro que o PGA é o responsável por revelar o filme favorito para vencer Melhor Filme no Oscar. Além disso, ele geralmente compartilha de sete a nove dos indicados à categoria principal da Academia. Já o sindicato dos diretores costuma “acertar” três ou quatro dos cinco indicados a Melhor Diretor no Oscar. Isso ocorre porque os sindicatos apresentam os mesmo votantes do Oscar, principalmente no que diz respeito aos americanos, já que latinos, britânicos e asiáticos dificilmente aparecem nesses sindicatos.
O que muda para o Oscar 2021?
Recentemente, fiz um texto falando sobre quais eram os 13 favoritos à categoria de Melhor Filme no Oscar 2021. É interessante então, avaliar o que muda e o que permanece do favoritismo desses filmes a partir dessas listas de indicados. O PGA ajuda a reforçar o favoritismo de boa parte dos filmes que já vinham aparecendo nas premiações anteriores. São eles: “Nomadland”, “Os 7 de Chicago”, “Mank”, “Minari”, “Uma Noite em Miami”, “A Voz Suprema do Blues” e “Bela Vingança”. Esses sete filmes parecem indicações quase certas ao prêmio principal do Oscar.
Com isso, até três vagas ficam em aberto (já que o Oscar pode ter 10 indicados ou menos na categoria). “Meu Pai” é a ausência mais sentida na lista, já que o filme parecia ser uma certeza para Melhor Filme. “Relatos do Mundo” e “Destacamento Blood” também seguem perdendo força depois de serem esnobados de algumas premiações, sendo o PGA a mais sentida. E “Soul” começa a dar indicativos de brigar apenas pelas categorias técnicas e a de animação, na qual é o favorito.
Por outro lado, “Judas e o Messias Negro” parece ganhar fôlego após um lançamento tardio. Além dele, dois filmes da Amazon apareceram como surpresa: “Sound of Metal” e “Borat 2”. O primeiro é aposta certa para as categorias de atuação e já aparecia no radar para o prêmio principal. Já o segundo deve ser aquela tradicional indicação mais “popular” do PGA, como já aconteceu com “Mulher-Maravilha” e “Deadpool” em anos anteriores, e não deve ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Já na categoria de Melhor Diretor, seis brigavam por cinco vagas, o que deve se repetir no Oscar. Chloe Zhao (Nomadland), Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago) e David Fincher (Mank) são nomes certos. Lee Isaac Chung (Minari) e Emerald Fennell (Bela Vingança) conseguiram as outras duas indicações do DGA, deixando Regina King apenas com um prêmio de consolação, uma indicação a Melhor Diretor Estreante. Assim, Regina perde um pouco do hype que teve durante toda a temporada e corre risco de ficar fora da categoria no Oscar.
Veja os indicados ao DGA e ao PGA:
SINDICATO DOS PRODUTORES
Melhor Filme
- “Nomadland”
- “Os 7 de Chicago”
- “Mank”
- “A Voz Suprema do Blues”
- “Minari”
- “Uma Noite em Miami”
- “Bela Vingança”
- “Judas e o Messias Negro”
- “Sound of Metal”
- “Borat 2”
Melhor Documentário
- “David Attenborough: A Life on Our Planet” – Jonnie Hughes
- “As Mortes de Dick Johnson” – Kirsten Johnson, Katy Chevigny, and Marilyn Ness
- “O Professor Polvo” – Craig Foster
- “Softie” – Toni Kamau and Sam Soko
- “A Thousand Cuts” – Ramona S. Diaz, Leah Marino, Julie Goldman, Christopher Clements, and Carolyn Hepburn
- “Time” – Lauren Domino, Kellen Quinn, and Garrett Bradley
- “The Truffle Hunters” – Michael Dweck and Gregory Kershaw
Melhor Animação
- “Dois Irmãos” – Kori Rae
- “A Caminho da Lua” – Gennie Rim and Peilin Chou
- “Soul” – Dana Murray
- “Wolfwalkers” – Paul Young, Nora Twomey, Tomm Moore, and Stéphan Roelants
- “Os Croods 2” – Mark Swift
SINDICATO DOS DIRETORES
Melhor Diretor
- Chloe Zhao – “Nomadland”
- Aaron Sorkin – “Os 7 de Chicago”
- David Fincher – “Mank”
- Emerald Fennel – “Bela Vingança”
- Lee Isaac Chung – “Minari”
Melhor Diretor em Documentário
- David France – “Bem-Vindo à Chechênia”
- Amanda McBaine and Jesse Moss – “Boys State”
- Benjamin Ree – “The Painter and the Thief”
- Michael Dweck and Gregory Kershaw – “The Truffle Hunters”
- Pippa Ehrlich and James Reed – “O Professor Polvo”