“O Homem do Norte” é o novo filme de terror dramático do diretor Robert Eggers, o mesmo de “A Bruxa” e “O Farol”, com Alexander Skarsgard e Anya-Taylor Joy no elenco.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“O Homem do Norte” acompanha Amleth, um jovem príncipe que vê seu tio matar o seu pai e tomar o seu reino e sua mãe. Décadas depois, agora crescido e vivendo entre saqueadores, Amleth vai buscar vingança contra o seu tio e tentará salvar sua mãe.
Eggers volta a mostrar porque é um dos melhores diretores do momento. Se em seus excelentes dois primeiros trabalhos o cineasta tinha uma abordagem sugestiva e mística sobre contos antigos, aqui ele mantém sua obsessão pela mística de lendas do passado, mas o faz de forma bem mais explícita.
É como se o diretor nos convidasse a presenciar de perto aquela visceralidade iminente. Assim, ele não só sugere várias quebras de quarta parede, para tirar o público da sua zona de conforto, como faz questão de mostrar tudo.
As cenas de ação e carnificina são feitas quase sempre em plano sequência ou plano longo, para que possamos ver tudo. O mesmo vale para os restos de corpos deixados por esses ataques. São vários os closes ou planos detalhes de entranhas e corpos mutilados.
Assim, Eggers debate sobre a violência humana em um nível quase animalesco. É quase como se o ser humano sem lei fosse uma besta irracional e vingativa. Eis então que surge Anya-Taylor Joy para trazer certa ambiguidade temática e ternura ao protagonista.
Então, temos mais uma visão bela e brutal, com um diretor que se mostra como uma das grandes revelações do momento. Se você se entregar a essa carnificina mística, provavelmente amará “O Homem do Norte”.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Northman
Data de lançamento: 12 de maio de 2022
Direção: Robert Eggers
Elenco: Alexander Skarsgard, Anya-Taylor Joy, Nicole Kidman
Gêneros: Terror, Ação
Nacionalidade: EUA