“Saltburn” é a nova sátira dirigida por Emerald Fennell, de “Bela Vingança”, protagonizada por Barry Keoghan e que conta ainda com um grande elenco.

O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

É bom?

“Saltburn” reforça Emerald Fennell como uma das diretoras mais ousadas do sistema de estúdio hollywoodiano e Barry Keoghan como um dos grandes talentos da sua geração.

O novo filme de Fennell, assim como o seu anterior, é uma daquelas obras que já nascem para ser divisivas. Ao mesmo tempo, a diretora não tem medo de incomodar e de exagerar esteticamente, correndo o risco de ser chamada de egocêntrica e de ter seu filme desmerecido como simplesmente chocante e vazio.

Não é o caso, assim como o cineasta que inspira o longa (“Saltburn” é quase uma releitura de “Teorema”, de Pier Paolo Pasolini), Fennell é ousada formalmente e tem na forma que retrata os espaços e as obsessões que esses geram a sua grande força. A câmera passeia livremente se exibindo, a música grita e aquele lugar vai criando uma mística bastante particular.

Diferente das críticas à burguesia e à elite mais reconhecidas recentemente, que têm um destaque para o texto e piadas supostamente espertinhas, mas que são bastante inofensivas, a cineasta desloca sua atenção para a imagem e para o som, deixando Keoghan nos manipular com seu rosto e atitudes indecifráveis.

Saltburn Análise do Filme do Prime Video 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Saltburn
Data de lançamento: 20 de dezembro de 2023
Direção: Emerald Fennell
Elenco: Barry Keoghan, Jacobi Elordi, Rosamund Pike, Carey Mulligan
Gêneros: Sátira
Nacionalidade: EUA