“Benzinho” vence Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Veja todos os vencedores
Aconteceu, nesta quarta-feira, dia 14, a cerimônia do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, no Teatro Municipal de São Paulo. Ou seja, a primeira versão que não ocorreu no Rio de Janeiro. A premiação mais importante do cinema nacional foi marcada por discursos fortes em defesa do audiovisual do país. Isso se deve principalmente devido às contantes ameaças do governo direcionadas à sétima arte e a Ancine, agência que controla as produções do país.
Além dos discursos, a noite mostrou também que o cinema brasileiro vive um de seus melhores momentos da história. Foram indicadas excelentes obras como: “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, “O Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício, “O Animal Cordial”, de Gabriela Amaral Almeida, “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, entre outros.
Apesar de ser massivamente criticado pela crítica nacional, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, saiu como o maior vencedor da noite ao lado de “Benzinho”. Foram seis prêmios, sendo cinco deles em categorias técnicas. Já “Benzinho”, teve cinco dos seis em categorias principais, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (Gustavo Pizzi) e Melhor Atriz (Karine Teles).
A premiação também contou com duas categorias de filmes estrangeiros: Melhor Longa-Metragem Estrangeiro e Melhor Longa-Metragem Iberoamericano. O primeiro ficou com Infiltrado Na Klan, de Spike Lee, enquanto o segundo foi vencido por “Uma noite de 12 anos” (Argentina, Espanha, Uruguai), de Álvaro Brechner.
Veja todos os premiados do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
“Benzinho”, de Gustavo Pizzi
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
“Ex pajé”, de Luiz Bolognesi
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
‘Detetives do Prédio Azul 2 — O mistério italiano’, de Viviane Jundi
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
‘Minha vida em Marte’, de Susana Garcia
MELHOR DIREÇÃO
Gustavo Pizzi, por ‘Benzinho’
MELHOR ATRIZ
Karine Teles, por ‘Benzinho’
MELHOR ATOR
Stepan Nercessian, por ‘Chacrinha: O Velho Guerreiro’ (de Andrucha Waddigton)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Adriana Esteves, por ‘Benzinho’
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Matheus Nachtergaele, por ‘O nome da morte’ (de Henrique Goldman)
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Gustavo Hadba, ABC, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Karine Teles e Gustavo Pizzi, por ‘Benzinho’
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Cacá Diegues e George Moura, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Artur Pinheiro, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR FIGURINO
Kika Lopes, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR MAQUIAGEM
Catherine Leblanc Caraes e Emmanuelle Fèvre, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR EFEITO VISUAL
Marcelo Siqueira, ABC e Thierry Delobel, por ‘O Grande Circo Místico’
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
Livia Serpa, por ‘Benzinho’
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, por ‘Todos os Paulos do Mundo’
MELHOR SOM
Jorge Saldanha, Armando Torres Jr., ABC, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Renan Deodato, por ‘Chacrinha: O Velho Guerreiro’
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Elza Soares e Alexandre Martins, por ‘My name is now’
MELHOR TRILHA SONORA
Zeca Baleiro, por ‘Paraiso Perdido’ (de Monique Gardenberg)
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO
‘Infiltrado na Klan/ Blackkklansman’ (EUA), de Spike Lee.
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
‘Uma noite de 12 anos’ (Argentina, Espanha, Uruguai), de Álvaro Brechner.
MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO – MENÇÃO HONROSA
‘Peixonauta — O filme’, de Celia Catunda, Rodrigo Eba e Kiko Mistrorigo
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
‘Lé com Cré’, de Cassandra Reis
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
‘Cor de pele’, de Livia Perini
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
‘O órfão’, de Carolina Markowicz
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE ANIMAÇÃO
‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE DOCUMENTÁRIO
‘Inhotim — arte presente’, de Pedro Urano
MELHOR SÉRIE BRASILEIRA DE FICÇÃO
‘Escola de gênios’ (1ª temporada), de Ângela Fabri
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO – VOTO POPULAR
‘Chacrinha: O Velho Guerreiro’, de Andrucha Waddington.
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO – VOTO POPULAR
‘My name is now’, de Elizabete Martins Campos
MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO – VOTO POPULAR
‘Nasce uma estrela’ (EUA), de Bradley Cooper.
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO – VOTO POPULAR
‘Uma noite de 12 anos’ (Argentina, Espanha, Uruguai), de Álvaro Brechner.