Em tempos de quarentena, uma das formas de fazer o tempo passar é assistir filmes. E nada melhor do que comédias para trazer uma leveza em um momento tão difícil. Pensando nisso, eu montei uma lista, no meu canal, o 16mm, com 7 filmes ótimos do gênero que estão no catálogo do Amazon Prime Video.
Aos poucos a Amazon começa a emplacar no Brasil. Porém esse streaming tem um grande problema: o algoritmo e a interface são péssimos para encontrar os filmes. Por isso, esse vídeo serve também como uma forma de ajudar as pessoas nesse sentido.
1- Chumbo Grosso (2007)
Dirigido por Edgar Wright (“Scott Pilgrim” e “Baby Driver”), “Chumbo Grosso” é o segundo filme da trilogia Cornetto. Os três filmes são independentes entre si, tendo como semelhança apenas o diretor, a dupla de atores principais (Simon Pegg e Nick Frost) e o momento do longa em que eles param para tomar um Cornetto. Cada um brinca com um gênero diferente. “Chumbo Grosso” homenageia os buddy cop movies e até cita “Bad Boys” e “Máquina Mortífera”.
No filme, acompanhamos um policial que é punido e enviado para uma cidadezinha de interior teoricamente pacífica. Mas lá ele descobre que o local é muito mais perigoso do que parece após surgir uma série de assassinatos.
2- O Que Fazemos Nas Sombras? (2014)
Taika Waititi ficou mais conhecido por seu humor absurdo e satírico em “Thor: Ragnarok” e “Jojo Rabbit”, mas a sua carreira é mais extensa do que isso. O seu melhor filme é de 2014, um falso documentário sobre vampiros na Transilvânia. Em “O Que Fazemos Nas Sombras?”, o diretor consegue brincar com todos os clichês dos filmes de vampiro de um forma impecável.
3- O Grande Lebowski (1998)
Em uma das minhas comédias favoritas de todos os tempos, os Irmãos Coen provam mais uma vez por que são dois dos melhores diretores e roteiristas da história. Eles apostam no no sense em uma trama que traz o seu humor por meio da comédia de erros e enganos. O exagero proposital aparece tanto na narrativa quanto nos icônicos personagens: Jeff Bridges como Dude, John Goodman como o amigo ex-militar que dá as piores ideias e John Turturro como Jesus.
4- O Âncora (2004)
Antes de Adam Mckay ficar conhecido pelo Oscar em longas como “A Grande Aposta” e “Vice”, o diretor começou a carreira com comédias besteirol. Entre elas, o grande destaque é “O Âncora”, protagonizado por Will Ferrell. O elenco ainda conta com Steve Carrell, Paul Rudd, Vince Vaughn entre outros. Com um humor extremamente exagerado, o longa brinca com a masculinidade frágil e a relação de rivalidade entre emissoras de TV.
5- O Rei da Comédia (1982)
Dirigido pelo gênio Martin Scorsese, esse é o filme mais dramático da lista e um dos mais subestimados da carreira do diretor. Apesar da relação com a comédia e os programas de auditório, o longa é também um estudo de personagem que serviu como base para a construção do “Coringa”, de Todd Phillips, filmes mais indicado ao Oscar deste ano.
6- Trovão Tropical (2008)
Dirigido e protagonizado por Ben Stiller, “Trovão Tropical” ainda conta com Robert Downey Jr, Jack Black, Tom Cruise, Matthew McConaughey, Jay Baruchel, entre outros. O longa faz uma sátira não só dos filmes de guerra como das produções cinematográficas como um todo, com referências claríssimas a “Apocalypse Now”.
Eles decidem fazer um filme de guerra em um local onde está tendo guerra civil. Então, são pegos pelas milícias locais, mas continuam achando que é aquilo faz parte do filme.
7- Jerry Maguire (1996)
Cameron Crowe (“Quase famosos” e “Say Anything”) tem como marca de sua carreira filmes que façam o público se sentir bem e que equilibram muito bem comédia e drama. E é isso que acontece com “Jerry Maguire”, que trabalha uma trama de educação de seu protagonista ao mesmo tempo que conta com uma química perfeita entre Tom Cruise e Cuba Gooding Jr.