Eu não sei se você viu, mas recentemente começou a circular um vídeo de quatro garotas tocando uma música que condenada o racismo e o sexismo. “Racist, Sexist Boy” (Garoto sexista, racista), que se transformou em um hit, é uma música da banda punk de garotas The Linda Lindas, de Los Angeles.

Eloise (13), as irmãs Mila (10) e Lucia (14), primas de Eloise, e Bela (16), amiga das três, formam o quarteto punk. O vídeo viralizado aconteceu na Biblioteca Pública de LA e foi feito como resposta a um triste episódio: um colega de sala disse, a uma das garotas, que deveria ficar longe dos chineses a pedido do pai.

Esse motivo levou Eloise e Mila a criarem uma música que, além de repreender atitudes racistas e sexistas, ajuda no emponderamento de pessoas oprimidas por este tipo de ação. Segundo ela, a canção ajuda a liberar a raiva através dos gritos e até mesmo da diversão.

“deixa as pessoas cientes de que não estão sozinhas”

The Linda Lindas banda punk de garotas viraliza com Racist Sexist Boy 2

A banda The Linda Lindas

Surgida em 2018, a banda The Linda Lindas se conceitua como “Metade Asiática / Metade Latinx. Irmãs, primas e amigas que fazem música juntas porque é divertido!”. Ela chamou a atenção de Bethany Cosentino (Best Coast) e Karen O (Yeah Yeah Yeahs). E, como se não bastasse, Hayley Williams, vocalista e líder do Paramore, apontou o grupo como um de seus favoritos.

Você pode até estar se perguntando como isso deve ter acontecido? O pai de Mila e Lucia, Carlos de la Garza, é um engenheiro de som e de mixagem que já trabalhou com o Paramore, o que com certeza facilitou o contato. Inclusive, ele já ganhou o Grammy por seu trabalho em “Ain’t It Fun”, música do Paramore. Além de Hayley, Garza já trabalhou com o Best Coast, Bad Religion, Jimmy Eat World, Ziggy Marley e outras.

Para as jovens, tocar no Hollywood Palladium foi uma sensação única, especialmente por terem aberto o show do Bikini Kill (lendária banda do movimento riot grrrl). E, segundo algumas informações, a gravadora Epitaph, conhecida por ter colocado no mundo discos clássicos de bandas como NOFX, The Offspring, Rancid e Bad Religion e responsável por tornar o Punk popular nos anos 90 e 2000, teria assinado contrato com a The Linda Lindas.

“O Punk é qualquer coisa que nós quisermos que ele seja” – Eloise

The Linda Lindas banda punk de garotas viraliza com Racist Sexist Boy 4

Reconhecimento de lendas do Rock

Alguns dos grandes músicos do rock se manifestaram publicamente sobre a banda punk de garotas que ganhou o público nas redes sociais. Nomes como Flea, Tom Morello, Brett Gurewitz e Thurston Moore reagiram ao The Linda Lindas e se disseram impressionados com a força do quarteto. No Twitter, Tom Morello deu visibilidade às garotas retweetando vídeos da performance.

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers), por sua vez, publicou o vídeo da apresentação em seu perfil do Instagram, afirmando que “as crianças estão bem” e que é “impossível não amar” o que elas estão fazendo. [CLIQUE AQUI PARA VER A PUBLICAÇÃO].

Veja abaixo o vídeo da apresentação de The Linda Lindas, banda punk de garotas que viralizou com “Racist, Sexist Boy”

The Linda Lindas banda punk de garotas viraliza com Racist Sexist Boy 3

Veja também: