“Crimes of the Future” é o novo filme da Mubi, dirigido por David Cronenberg e com Viggo Mortensen, Léa Seydoux e Kristen Stewart.
O filme está disponível nos cinemas.
Vale a pena assistir?
“Crimes of the Future” é o retorno de Cronenberg ao body horror que o consagrou, mas pelo qual não pisava há mais de 20 anos, a fim de falar sobre a própria carreira.
Por ser o pai do terror corporal, muita gente acaba por ignorar muitas outras qualidades, temas e escolhas recorrentes ao longo da sua filmografia. De certa forma, o novo filme do diretor vem para resgatar desde a estranheza e a sedução de seus filmes mais corporais até temáticas sociais, discussões sobre a sociedade e a arte, além de um mundo meio disforme e com poucas cores e uma encenação que une o absurdo a uma mística sexual e de sugestão bastante poderosa.
A partir disso, Cronenberg cria um jogo de ambiguidade, tanto em discurso quanto em seu universo fílmico. Desde personagens com motivações incertas até críticas ou posicionamentos sobre a arte e o mundo em que o cineasta muitas vezes critica ou ironiza, mas depois parece apresentar um contraponto. Seriam os “filmes ou sociedade de plástico” uma decadência ou uma consequência natural? Essa é só uma das questões ambíguas e sem resposta definida.
Em certa medida, o longa é uma espécie de autoanálise. Ou seja, um emaranhado de temas, perguntas sem respostas e elementos fílmicos típicos da carreira do cineasta, enquanto ele fala sobre si mesmo, faz uma espécie de autopsia na sua carreira e arte, ao mesmo tempo que se questiona como artista (na figura do personagem de Mortensen).
Dito isso, “Crimes of the Future” é um daqueles filmes em que se necessita um pouco de bagagem do cineasta. Pois assisti-lo como a primeira obra do Cronenberg pode não ser a melhor das ideias.
Nota:
Assista à minha crítica em vídeo:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Crimes of the Future
Data de lançamento: 14 de julho de 2022
Direção: David Cronenberg
Elenco: Viggo Mortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart
Gêneros: Terror, Suspense, Sátira
Nacionalidade: EUA