“Beckett” acompanha um homem que perde sua esposa em um acidente e começa a ser perseguido mortalmente sem saber o motivo. Agora, ele tentará sobreviver a qualquer custo em meio a uma conspiração.

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

Resgate do thriller de conspiração

Longe de ser um filme impecável, “Beckett” é o retrato do que há de mais positivo nos serviços de streaming. Se o cinema fica cada vez mais impregnado por grandes blockbusters, na maioria das vezes filmes de super-herói ou aquele “terror de sustinho”, para o projeto de substituição da TV à cabo funcionar, os serviços de streaming precisam de muito conteúdo original. Porém, é muito caro investir apenas em grandes produções ou filmes mais autorais (algo que por sorte a Netflix e o Prime Video também fazem bastante). Com isso, filmes antes tradicionais e por muito tempo esquecidos começam a ganhar espaço novamente como uma escolha rentável para esses serviços. É o que acontece com essa nova produção protagonizada por John David Washington, o bom e velho thriller de conspiração em que uma pessoa tenta sobreviver e desmascarar um grande sistema criminoso.

Dirigido por Ferdinando Cito Filomarino, o longa não tem nenhuma vergonha de parecer ultrapassado ou genérico. Ele resgata sem dó todos os elementos mais próprios desse tipo de filme, desde o protagonista solitário contra o sistema, até a conspiração mirabolante, as reviravoltas pseudo políticas, os absurdos de lógica, o ritmo frenético, as coincidências, o espaço urbano como palco final para esse embate entre homem comum e organização criminosa, entre muitos outros elementos típicos do thriller de conspiração.

Talvez o que funcione melhor em todo o filme seja o seu primeiro ato, quando somos colocados no escuro, sem informações e tentando decifrar aquilo que está acontecendo. Essa é a razão do filme conseguir se reinventar tão bem, mudando constantemente o foco da narrativa e até o gênero. Iniciamos então como um romance totalmente centrado no carisma e na credibilidade da relação entre Washington e Alicia Vikander, para pouco depois se transformar em um filme de sobrevivência em que mal sabemos o porquê desse personagem estar sendo perseguido.

Critica Beckett Netflix

E muito desse fator de enunciação é vendido em pequenos detalhes, como o policial que parece ser incomodado com a informação que o protagonista tem por acidente, ou mesmo a cena do casal no carro que vai se estendendo, inicialmente sem um motivo aparente, para depois vir a se tornar o incidente incitante de toda a narrativa e funcionando como a primeira quebra de expectativa do longa (e a mais eficiente também).

É bem verdade que o filme funciona melhor quando estamos apenas com as pistas, perdidos igual ao protagonista em meio a um ambiente natural desconhecido. O grandes planos gerais com o personagem minúsculo em tela representa bem sua solidão e desconhecimento da situação, enquanto os planos mais fechados nos aproximam dele psicologicamente. Somos jogados ali para tentar sobreviver junto a ele nessa disputa contra uma natureza impiedosa e assassinos desconhecidos.

Entretanto, quando o filme começa a nos fornecer respostas sobre essa grande conspiração e o motivo dele estar sendo caçado é quando cai no lugar comum. A necessidade de amarrar todas as pontas o torna inverossímil até para quem tem a suspensão da descrença mais poderosa. O absurdo se torna presente e tudo começa a coincidir por pura conveniência do roteiro. Ainda sobram boas sequências e um ritmo frenético, mas pouco mais além disso.

De qualquer forma, “Beckett” é um filme para lá de decente que resgata um gênero esquecido pelo cinema. John David Washington prova mais uma vez que tem o carisma e a fisicalidade para ser protagonista de qualquer filme de ação, enquanto Alicia Vikander, em pouco tempo, mostra a sua facilidade de tornar cenas banais em momentos cativantes. Vicky Krieps fecha esse bom elenco demonstrando a capacidade de transformar o texto mais genérico em algo interessante. Definitivamente não é um filme que vai mudar sua vida, mas pode ser uma boa opção para uma sexta à noite.

Nota: 148839148839148839

Assista a minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Beckett
Data de lançamento: 13 de agosto de 2021
Direção: Ferdinando Cito Filomarino
Elenco: John David Washington, Alicia Vikander, Boyd Holbrook, Vicky Krieps
Gêneros: Thriller, Ação
Nacionalidade: EUA