“Pinóquio” é mais um remake do conto de fadas em live action. Como sempre, acompanhamos o garoto vivendo uma aventura em busca de seu pai.
O filme está nos cinemas.
Mais do mesmo?
“Pinóquio” sofre do mesmo problema de grande parte dos live action de animações famosas ou de filmes que já tiveram diversas versões. O roteiro se torna quase um protocolo a ser seguido, passando pelos mesmos eventos em sua jornada que o fã da obra já está cansado de ver. Por isso, fica evidente logo de início que a obra não tem nada de muito novo para apresentar em relação a história.
Entretanto, o capaz Matteo Garrone volta a mostrar seu talento com uma adaptação ao conseguir criar um universo original para sua história. Pode parecer estranho falar em originalidade quando o roteiro se mostra tão repetitivo, mas o cineasta encontra uma certa autoria ao conceber um universo absurdo que exige do espectador a imersão para poder participar da jornada. As regras são praticamente inexistentes, tem animal que é só um animal, seres humanos com um bigode de gato ou raposa, outros em que a estrutura corpórea mantida e contam apenas com um rosto mais humanizado e por fim aqueles que são pessoas fantasiadas e maquiadas de animais, como o grilo falante.
É bem verdade que inicialmente há um grande estranhamento, principalmente quando o público tenta entender a lógica das pessoas que vivem naquele universo. Isso fica mais forte porque Garrone inicia o longa apostando em um design de produção realista de época que nos faz crer que aquele mundo é semelhante ao nosso. Entretanto, progressivamente, a história começa a romper com esse realismo, ao mostrar a interação entre humanos e não-humanos como se aquilo fosse normal. Gradualmente, o longa vai se tornando mais claro e colorido, a partir do momento em que Pinóquio passa a entrar em território mágico.
Dessa forma, Garrone é capaz de nos proporcionar uma estranha aventura familiar, conseguindo se diferenciar muito mais pelos elementos visuais e pelo mergulho na fantasia em contraste ao realismo do que exatamente por eventos da narrativa. É um daqueles filmes difíceis de se recomendar ou até mesmo de saber o que ele me provocou.
Nota: 6.5
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Pinnochio
Data de lançamento: 21 de janeiro de 2021
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Federico Ielapi, Roberto Benigni, Marine Vacth
Gêneros: Drama, Fantasia
Nacionalidade: Itália