O curta animação francês “Memorable” (Assista clicando aqui) foi um dos cinco a conseguir a indicação para o Oscar 2020 na categoria. E é discutivelmente o melhor. Se os dois que falei anteriormente, o vencedor “Hair Love” e o da Pixar “Kitbull”, seguem mais a linha tradicional e que sempre tem mais chance de ganhar a categoria, quase sempre com uma bonita mensagem e trazendo a leveza e diversão que os torna capaz de funcionar também para crianças, “Memorable” está do outro lado da balança. É um curta muito mais sério, complexo e adulto. Geralmente, este tipo de projeto consegue uma das vagas, mas dificilmente vence.
A obra conta a história de um casal de idosos e acompanhamos o marido, que sofre com o mal de Alzheimer, perdendo a memória aos poucos. Dessa forma, somos transportados para dentro da mente dele e começamos ver o mundo sob sua ótica confusa.
Para isso, o curta bebe da fonte do surrealismo na técnica do stop motion. É quase como se as animações de Wes Anderson (“Ilha de Cachorros” e “O Fantástico Sr. Raposo”) recebessem uma visão do surrealismo de David Lynch. É, sem dúvida alguma, uma experiência diferente e que vale muito a pena ser conferida.