“Loving: A Photographic History of Men in Love”: livro revela fotos de casais homossexuais que a história tenta esquecer
Uma das nossas bandeiras aqui n’oS Profanos é defender a liberdade e a individualidade do ser. As mais variadas formas de amar sempre existiram e temos por objetivo ajudar a resgatar trabalhos que provem isso. Um deles é o livro “Loving: A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s” (“Amor: a história fotográfica de homens apaixonados de 1850 a 1950”). Tiradas em países como Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França, Alemanha, Grécia e Japão, essas fotos de casais homossexuais foram reunidas e deram origem a um projeto incrível.
Os responsáveis pelo livro são Hugh Nini e Neal Treadwell, dois autores americanos que passaram os últimos 20 anos buscando registros de homens gays em momentos de afeto. Para tanto, eles exploraram leilões, brechós, casas de antiguidades e arquivos familiares. Cerca de 2,7 mil fotos foram encontradas, resultando num projeto incrível de resgate ao passado.
“Eles não tinham como saber um do outro. Mas o amor entre eles é tão similarmente expressivo que só poderia ter surgido de sua humanidade comum”.
O mais incrível de tudo é a pluralidade que o projeto apresenta. Há, por exemplo, a imagem de dois soldados nos Alpes austríacos, em 1945. A foto, tirada por um amigo do casal, foi escondido até o começo da década de 90, quando eles morreram. O responsável por tirar a fotografia entregou a foto junto de um anel que usava na época a um familiar pedindo que guardasse aquilo como um bem precioso.
Os autores falam sobre a reação de um dos vendedores de quem compraram as fotos que haviam reunido.
“Ele viu os dois álbuns sem falar uma palavra. Quando chegou à última página, ele o fechou em silêncio e disse: ‘Vocês precisam publicar isso!’”
Confira abaixo fotos de casais homossexuais que a história tenta esquecer reunidas no livro “Loving: A Photographic History of Men in Love”.
“Loving: A Photographic History of Men In Love”
Veja também: