Tyler Clark é uma ativista americana que mora em Chicago e que tem chamado a atenção com seus quadros de mulheres negras com cabelo de verdade, buscando, com isto, valorizar a beleza afro e chamar a atenção para o tema da representatividade negra e do anti racismo.
“Eu queria que meu trabalho fosse diferente e eu nunca havia visto o cabelo na arte anteriormente. Decidi ultrapassar todos os limites do que eu havia visto até então e tentar algo novo. Eu amo cabelo (e tenho muito, risos), e por isso sempre foi importante saber como cuidar dele e dar forma a ele. Essa estilo é um jeito de combinar o cabelo com a arte”
Foi justamente pensando na ideia de inovar que ela, como mulher negra, decidiu arriscar em uma proposta que faria uso de seus conhecimentos sobre cabelo, afinal, é uma das coisas que ela mais ama. Sendo assim, bastou aplicar sua ideia na arte para obter um resultado que não só agradou a ela, mas a tantas outras pessoas que acompanham seu trabalho. Tranças soltas, embutidas, fulanis, bantu knots e muitos cachos compõem as obras de Tyler.
“Como uma mulher negra com um cabelo bastante crespo, existe uma jornada de descoberta do amor próprio que está relacionada com seu cabelo. “Eu usei químicos por anos para tentar alisar meu cabelo porque não achava a beleza nos meus cachos. Sempre me pareceu muito trabalho. Agora que eu completei a transição e abracei meus cachos, quero ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo”.
Confira abaixo algumas fotos que retratam o trabalho de Tyler Clark e veja como estes quadros de mulheres negras com cabelo de verdade são importantes para a causa antirracista.
Veja também: