“Treze Vidas” é o novo longa do Prime Video, dirigido por Ron Howard e com Viggo Mortensen e Colin Farrell como protagonistas.
O filme está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.
É bom?
“Treze Vidas” abandona o melodrama em prol do thriller com elementos documentais que coloca os mergulhadores em primeiro plano.
Visto a carreira do Ron Howard, um dos pais do Oscar Bait, era esperado que em “Treze Vidas” ele optasse por dramatizar a história real com foco naquele time de futebol formado por jovens que ficou presos em uma caverna e não conseguiu sair por conta das chuvas que inundaram o interminável local.
Porém, Howard rejeita a lógica que dominou sua carreira em prol de uma narrativa quase documental, focando nas ações com um realismo e atuações frias, retratando o desespero de quem via a ação de fora e tentava salvar aquelas vidas.
Assim, temos Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton e cia dando vida a personagens que parecem controlar suas emoções e evitar o desespero a todo custo. Personagens que encaram o desespero da situação com ceticismo, sabendo da dificuldade que seria salvar aquelas vidas.
Somos jogados em um thriller realista que coloca os mergulhadores em lugares inundados e claustrofóbicos a fim de mostrar “heróis reais”. É quase como se Howard, pela primeira vez na carreira, dissesse que não é necessário uma hiper dramatização. Já que a situação por si só fosse sensorial e aterrorizante o suficiente.
Apesar da difícil missão, Howard é bem sucedido na empreitada mais realista de sua carreira, não caindo na própria armadilha. O que fica claro quando, após os salvamentos, o diretor rejeita um heroísmo idealizado e centra suas escolhas da mise en scène para mergulhadores exaustos em um sala fechada, incapazes até de celebrar o feito gigante.
Talvez o grande problema do filme esteja em justamente no azar de ser lançado meses depois do documentário que narra exatamente o mesmo fato, com uma abordagem ainda mais realista, claustrofóbica e desesperadora. Além disso, fica evidente que, apesar de situado na Tailândia, o diretor está muito mais interessado nos personagens ocidentais, do que nos locais que também desempenharam feitos heroicos, como o incrível escoamento da água que ajudou a salvar aquelas vidas. Apesar de retratar esses personagens também, há um claro desbalanceamento entre o que é mostrado.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Thirteen Lives
Data de lançamento: 5 de agosto de 2022
Direção: Ron Howard
Elenco: Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton
Gêneros: Suspense, Drama
Nacionalidade: EUA