“Snyder Cut” é a versão do diretor Zack Snyder para o filme “Liga da Justiça”, lançado em 2017 após o cineasta ser retirado do projeto.
O filme está disponível para aluguel por R$49,90.
Uma visão só
Apesar das críticas totalmente negativas ao filme de 2017 e a esperança por um “Snyder Cut” que descartasse tudo da obra lançada nos cinemas, o que temos aqui é um longa com exatamente a mesma premissa e uma história praticamente igual. Porém, ao mesmo tempo, fica claro como pequenos detalhes e um controle criativo são capazes de mudar um filme, mesmo mantendo a estrutura.
Essencialmente, a versão do Zack Snyder se assemelha muito a versão estendida de um filme que ele pretendia lançar nos cinemas, antes de ser tirado do projeto. Mais do que as quatros horas (que jamais seriam aceitas por um estúdio em um filme de cinema), é uma obra que leva o seu tempo, explica cada conceito, motivação e passado dos personagens. Como é comum em versões estendidas, o tão recorrente conceito de roteiro “menos é mais” não se aplica aqui, já que não há problema de ter cenas sobrando, que poderiam ser cortadas sem mudar o sentido da narrativa, desde que elas tragam alguma informação ou sentimento novo. Assim como acontece com a longa abertura que o conecta a “Batman v Superman” ou o bom prólogo, preocupado em dar sequência ao universo em futuros filmes.
E isso acaba sendo o que Snyder sempre sonhou. Sem amarras, o diretor coloca toda a linguagem e o tom que deseja para obra. O filme não tem medo de ser sombrio e megalomaníaco, sempre apostando na dramaticidade dos personagens e, principalmente, na grandeza daquelas figuras, o que ganha destaque em algumas mudanças estéticas feitas pelo diretor em relação ao longa de 2017. A razão de aspecto 4×3 verticaliza a imagem a fim de captar batalhas grandes em altura, os tons de cinza e preto aumentam o ar desesperançoso, enquanto a exclusão dos civis na batalha final faz com que o filme foque em um conflito entre seres superpoderosos, deixando de lado o fato mais humano.
É bem verdade que a falta de amarras em muitos momentos faz com que o exibicionismo característico do diretor prejudique a própria obra, além de tornar os combates previsíveis com o excesso de câmeras lentas e CGI carregado. Isso pesa ainda mais quando o cineasta utiliza o mesmo recurso em absolutamente todas as vezes em que o Flash usa o seu poder.
Porém, mesmo com a megalomania de Snyder e o seu visual, que muitas vezes combina muito mais com videoclipes ou publicidade do que com cinema, é inegável que o “Snyder Cut” é formalmente muito mais sólido do que o longa de 2017. Enquanto lá víamos um frankenstein, com visões conflitantes, com variação de tom e uma montagem que não criava nenhuma fluidez narrativa, aqui temos desde o início uma imersão muito maior por se tratar de um universo que apresenta uma lógica própria bem definida.
Além disso, vale destacar o personagem do Ciborgue (Ray Fisher), que antes era um coadjuvante de impossível conexão com o público, mas aqui se torna o personagem mais interessante do longa, devido a calma para apresentar seu passado e sua confusão provocada por sua relação com a caixa materna, fortalecendo ainda mais seu arco dentro do longa. O Batman de Ben Affleck também é favorecido ao ser retratado mais como um líder e menos como um trapalhão com piadas de tio do pavê (ainda que algumas dessas permaneçam).
O único que segue sendo um desastre é o Flash de Ezra Miller, uma tentativa fracassada do filme arrancar risadas do público com um personagem boboca. Pior do que isso, a atuação de Miller tira força do drama do personagem e também quebra constantemente o clima mais soturno que longa pretende criar.
E, por mais que o longa esteja bem distante de ser perfeito (há muitos outros problemas, que vão desde de diálogos mal escritos até cenas inteiras, por exemplo o salvamento de Iris West e o jogo de futebol americano), a liberdade para um diretor criar sua obra constrói uma coesão muito mais imersiva do que o fracasso de Joss Whedon.
Nota: 7.5
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Zack Snyder’s Justice League
Data de lançamento: 18 de março de 2021
Direção: Zack Snyder
Elenco: Ben Affleck, Gal Gadot, Ray Fisher, Henry Cavill
Gêneros: Ação
Nacionalidade: EUA