“What if…?” amplia o multiverso da Marvel, mostrando o que aconteceria com um mundo paralelo se algum evento original fosse alterado. A série será no formato de antologia. Neste episódio, vemos um universo em que T’Challa foi encontrado por Yondu e se tornou um Star Lord que mais parece um Robin Hood intergaláctico. Enquanto isso, Peter Quill continou na Terra.
A série está disponível no Disney+.
Diversas consequências
Se um dos meus incômodos com o episódio da semana passada estava na redução das possibilidades, ou seja, na manutenção de um mundo familiar com apenas algumas pequenas alterações e uma série de piscadinhas para os fãs, o segundo episódio faz o total oposto e entra de cabeça nas possibilidades do “What if…” (“E se…”, em tradução direta).
O episódio podia simplesmente tomar o caminho mais fácil, substituir Peter por T’Challa e seguir mais ou menos as mesmas aventuras do primeiro filme dos Guardiões da Galáxia, apenas alterando o protagonista. Porém, o episódio prefere tomar o caminho mais corajoso e bagunçar diversas narrativas e personagens do MCU. É bem verdade que somos apresentados a personagens já conhecidos, como os saqueadores liderados por Yondu, Thanos, Nebulosa, O Colecionador, os generais de Thanos, entre outros. Só que, ainda que mantendo um pouco da essência de cada um, a narrativa se desapega dos eventos que já conhecemos para criar uma aventura completamente nova.
E é justamente sobre isso que deve ser “What if…”, como qualquer pequena alteração pode gerar consequências gigantescas. Aqui a mudança é apenas quem Yondu adota. Isso faz com que a personalidade de T’Challa mude os saqueadores, despertando o lado bom neles e também em Nebulosa. O protagonista é capaz de salvar o mundo pelo diálogo com Thanos, contrariando a resolução épica e catastrófica que foi necessária nos filmes, mas gerando outras consequências a partir disso. O Colecionador vê o caminho livre para a dominação, os saqueadores se tornam símbolos de libertação na galáxia, os generais de Thanos encontram um novo mestre e os Guardiões da Galáxia como conhecemos continuam sendo pessoas comuns.
Assim, o segundo episódio demonstra habilidade para criar uma missão semanal fechadinha, mantendo elementos familiares, mas sabendo subvertê-los. A diversão parte de um mundo completamente novo, e, não, de simples referências ao que já conhecemos. De todos os produtos da Marvel, esse é o que exige maior liberdade criativa e desapego do universo. Esse segundo episódio mostrou que isso é possível e nem tudo precisa ser consequência para o universo que já conhecemos.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: What If…?
Data de lançamento: 18 de agosto de 2021
Elenco: Chadwick Boseman, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Tom Hiddleston
Gêneros: Ação, Super-Herói
Nacionalidade: EUA