“Emancipation” é o novo filme de drama histórico da Apple TV+, dirigido por Antoine Fuqua e que tem Will Smith como protagonista.

O filme está disponível no catálogo da Apple TV+.

É bom?

“Emancipation” tem o coração no lugar certo, mas acaba gerando um discurso ambíguo na forma como retrata a sua história baseada em fatos reais.

O novo filme de Antoine Fuqua e protagonizado por Will Smith até se encaixa naquilo que chamamos de Oscar Bait. Uma estética vistosa e uma narrativa com temas relevantes que dá destaque para a atuação principal.

Emancipation Apple TV Analise do Filme 2

Entretanto, os problemas de “Emancipation” vão muito além disso. Fuqua sabe a história o que quer contar, mas trai essa história na forma como a conta. Ao dar um interesse maior para a estética, na busca por planos bonitos, aéreas, câmera lenta em mortes, uma dessaturação das cores e uma série de planos contemplativos, o filme perde o sentido da falta de cor para retratar um momento duro da história. A estética se torna apenas estética.

O problema disso está justamente em como tal escolha trai a temática. É um filme que pretende mostrar os horrores da escravidão e como isso impacta os dias de hoje. Mas, na prática, o longa acaba por tratar todo aquele sofrimento como um espetáculo visual, tirando a força do fato e o transformando em entretenimento.

Nota:148839148839

Assista à minha crítica em vídeo:

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Emancipation
Data de lançamento: 9 de dezembro de 2022
Direção: Antoine Fuqua
Elenco: Will Smith, Ben Foster
Gêneros: Drama
Nacionalidade: EUA