“Asteroid City” é o novo filme de Wes Anderson, mais uma vez, com grande elenco, contado com nomes como Scarlett Johansson, Margot Robbie, Tom Hanks, Steve Carrell e o protagonista Jason Schwartzman.

O filme foi exibido no Festival de Cannes 2023 e chegará aos cinemas brasileiros no dia 10 de agosto.

É bom?

“Asteroid City” traz um Wes Anderson ainda mais imerso em sua fantasia.

Não é novidade para ninguém que Anderson é um cineasta excêntrico, de estilo marcado pela simetria, tons pastéis e personagens que fogem completamente da realidade, mas de dramas bastante humanos. Com isso, o interesse a cada novo filme é justamente perceber o que Anderson propõe de novo em relação ao seu estilo e sua filmografia.

Dessa forma, o anterior “A Crônica Francesa” parece funcionar quase como um ensaio para “Asteroid City”. Se lá Anderson criava uma estrutura de folhetim, uma ode ao jornalismo, enquanto testava novas combinações e se desapegava em algum sentido do próprio formalismo, como na sequência de perseguição que vira animação, aqui ele insere essa visão mais aberta a todo o filme.

Em certo sentido, “Asteroid City” é quase como um filme do diretor sobre um filme dele. A metalinguagem faz daquela cidade que parece um set de filmagem uma espécie de set de filmagem mesmo. A inserção do stop-motion não só conversa com as animações que Anderson dirigiu, mas dá um tom de normalidade para o não usual (até mesmo para ele).

Assim, “Asteroid City” pode até não ser um dos seus melhores trabalhos, mas, sem dúvidas, demonstra uma certa maturidade de um diretor autoral que segue experimentando com o próprio estilo.

Asteroid City Análise do Filme 2

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Asteroid City
Data de lançamento: 10 de agosto de 2023
Direção: Wes Anderson
Elenco: Scarlett Johnasson, Tom Hanks, Jason Schwartzman
Gêneros: Comédia, drama, fantasia
Nacionalidade: EUA