“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” é a nova animação da Paramount e o primeiro filme das tartarugas mais queridas da cultura pop em mais de uma década.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” segue uma contra-tendência de alguns grandes estúdios ao rejeitar o 3D mais realista de Pixar e Disney, e investir em uma combinação de várias técnicas e traços de animação.
A ideia por trás do longa pode ser comercial, sempre é quando se trata de filmes de alto orçamento de grandes estúdios. Entretanto, assim como “Homem-Aranha Através do Aranhaverso” (e seu precursor), “Nimona” e “Gato de Botas 2”, entre alguns outros casos recentes, o mais novo “As Tartarugas Ninja” tem um interesse artístico para além da ideia de ser a origem de uma franquia.
Assim, sobretudo nas cenas de ação, destaca-se essa estética que cria um belo caos visual sem nunca diminuir o interesse da imagem e o que percebemos nela. São várias técnicas juntas, mas de uma beleza gigantesca.
Por isso, talvez o que coloque essa animação em um patamar abaixo das outras citadas seja mesmo o seu conteúdo. Ou melhor, a nem sempre integração entre estética e conteúdo. Quando o filme chama atenção para o seu visual, ele cresce. Mas por muito tempo ele se aceita como uma história comum de origem com o problemático discurso de animais bons e animais maus, misturado a uma vilanização do diferente e conciliação que defende a bondade da humanidade. É aí que ele desliza e quase coloca toda sua beleza a perder.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: The Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem
Data de lançamento: 31 de agosto de 2023
Direção: Jeff Rowe
Elenco: Maya Rudolph, Seth Rogen, John Cena, Jackie Chan
Gêneros: Comédia, Ação
Nacionalidade: EUA