“Luta por Justiça” traz o advogado Bryan Stevenson que assume o caso de Walter McMillian, condenado a morte por assassinato, apesar das evidências comprovarem sua inocência. Então, Stevenson encontra racismo e manobras ilegais enquanto luta pela vida de McMillian.
Luta Por Justiça
“Luta por Justiça” é um daqueles longas que apostam em um roteiro bastante convencional, mas que, com uma boa direção, consegue ter o impacto esperado. Ao mesmo tempo que Destin Cretton (Temporário 12) sabe do poder da história que está contando, ele consegue evitar certos clichês que normalmente enfraquecem dramas sociais e de tribunal.
Vindo do cinema independente, Cretton usa recursos que costumam ser muito mais empregados nesses filmes de menor orçamento. Planos fechados, silêncios e som ambiente, cenas alongadas e a ausência quase que completo de trilha sonora em momentos mais dramáticos. Este é sem dúvida o maior acerto, já que é bastante comum em dramas assim apelar para uma trilha sonora mais pesada para manipular o público e forçá-lo a se emocionar.
Então, Cretton deixa claro que quanto menos idealizada e estilizazada, mais real a cena parece e maior a chance dela causar o impacto necessário. E nisso ele é muito bem sucedido. Esse é um dos filmes que te coloca para pensar, mas também que faz o público sentir vontade de entrar na tela e lutar ao lado do protagonista contra o racismo e a injustiça.
Elenco
Outro acerto de Cretton é aparecer o menos possível e deixar o destaque do longa para o seu ótimo elenco. Ele não tem medo de fechar a câmera no rosto de um ator, enquanto este dá o seu show.
Então, o que temos aqui são excelentes atuais centrais de Michael B. Jordan e Jamie Foxx. O primeiro consegue trazer realidade para um personagem que poderia facilmente não ter impacto por parecer uma pessoa tão boa a ponto de não parecer real. Mas Jordan nos hipnotiza com o seu olhar e sua determinação, é um personagem que faz o público querer saltar da cadeira dos cinemas e ir ajudá-lo.
Já Foxx nos cativa e emociona com a sua dor. É por meio dele que vemos o racismo de forma mais crua e é graças ao ator, e ao apego que criamos por ele, que o discurso contra a pena de morte se faz mais forte.
Outro que merece destaque é Tim Blake Nelson. Apesar de incomodar inicialmente pelo excesso de tiques e maneirismos, aos poucos entendemos o porquê o personagem é dessa forma e o que o corrói por dentro.
Em tempos de “O Grito”, “Dolittle” e “Maria e João”, sem dúvida “Luta Por Justiça” é a melhor opção nos cinemas brasileiros.
Nota: 7.5
Crítica em vídeo:
Assista abaixo à crítica em vídeo que eu fiz sobre o longa em meu canal, o 16mm.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Just Mercy (Luta Por Justiça)
Data de lançamento: 20 de fevereiro de 2020 (2h 17min)
Direção: Destin Cretton
Elenco: Michael B. Jordan, Jamie Foxx, Brie Larson mais
Gêneros: Drama, Filme de Tribunal
Nacionalidade: EUA