“Decisão de Partir” é o novo filme do Park Chan-Wook, diretor de “Oldboy”, que é a escolha da Coreia do Sul para o próximo Oscar de Filme Internacional.
O filme está disponível nos cinemas.
É bom?
“Decisão de Partir” se inspira em “Um Corpo Que Cai”, mas situa a trama semelhante na contemporaneidade, tanto em linguagem cinematográfica quanto nos temas trabalhados.
“Um Corpo Que Cai” é o filme mais referenciado de todos os tempos e não é por acaso. Uma ruptura entre o cinema clássico e o cinema moderno, o longa de Alfred Hitchcock fala acima de tudo sobre o voyeurismo masculino do espectador de cinema e rompe com isso a partir do momento que a mulher olhada percebe que está sendo vista e devolve o olhar.
Algo semelhante vai acontecer em “Decisão de Partir”, mas Chan-Wook situa tal trama na forma de fazer cinema na Coreia do Sul atual. Ou seja, um olhar para Hollywood, mas rompendo com o realismo e inserindo um exagero muito próprio.
Além disso, o longa usa do voyeurismo e da solidão do protagonista para falar de forma fascinante sobre o ser humano na contemporaneidade. Assim, o mundo parece engolir aquele casal se formando, ao mesmo tempo que eles apresentam diversos traços do cidadão pós-moderno.
Definitivamente um filme que vai gerar várias discussões, ao mesmo tempo que fala sobre o cinema e o espectador dos filmes.
Nota:
Assista ao trailer:
Ficha Técnica:
Título original: Decision to Leave (título mais divulgado)
Data de lançamento: 6 de janeiro de 2022
Direção: Park Chan-Wook
Elenco: Tang Wei, Park Hae-il
Gêneros: Drama, Suspense
Nacionalidade: Coreia do Sul