Estamos há um mês da divulgação dos filmes indicados ao Oscar 2021. Mas, já é possível prever quem são os favoritos ao prêmio da Academia. Isso porque algumas premiações já revelaram seus nomeados, o que aumentou o hype de algumas obras e diminuiu o de outras.
Além disso, cada distribuidora já escolheu há meses quais serão os seus candidatos. Ou seja, em qual obra vai gastar dinheiro em campanha de marketing para torná-la mais relevante, seja em anúncios em revistas de cinema, em eventos ou até mesmo em sessões com membros da Academia e perguntas e respostas. Veja abaixo os 13 candidatos que devem brigar pelas 10 vagas a Melhor Filme.
1- Nomadland (Seachlight)
Focado nos subempregos, trabalhos sazonais e nomadismo em solo americano, o longa se mantém há mais de um mês como o grande favorito ao prêmio de Melhor Filme. Além disso, dever ser indicado com boas chances de vitória para Diretor (Chloe Zhao), Atriz (Frances McDormand) e roteiro adaptado. É o filme a ser batido no momento.
Leia a crítica completa do filme: Nomadland
2- Os 7 de Chicago (Netflix)
Outro que parece não perder gás na disputa é “Os 7 de Chicago”. Sua temática relevante, o estilo histórico-dramático que a Academia ama, o nome de Aaron Sorkin e o grande elenco faz com que a maior aposta da Netflix seja forte candidato para Filme, Diretor (Sorkin), Ator Coadjuvante (Sacha Baron Cohen), Roteiro Original e Montagem. O longa estreia no Brasil em Abril.
Leia a crítica completa do filme: Os 7 de Chicago
3- Mank (Netflix)
“Mank” surgiu como o filme a ser batido, por retratar a Hollywood clássica, ter David Fincher na direção, falar sobre um dos filmes mais importantes da história do cinema e trazer o preto e branco que a Academia gosta. Entretanto, aos poucos, ele perdeu um pouco de fôlego, talvez por resgatar uma teoria da conspiração já desmentida sobre Orson Welles e por se mostrar bastante restritivo. Ainda assim, parece candidato certo as duas categorias principais (Filme e Diretor) e deve ser o filme com mais indicações dessa edição.
Leia a crítica completa do filme: Mank
4- Uma Noite em Miami (Amazon)
Grande aposta da Amazon para a temporada, “Uma Noite em Miami” ganha cada vez mais força, assim como sua diretora Regina King. O filme, que debate diversas vertentes do movimento negro colocando grandes astros como vetores dessa discussão, deve aparecer nas duas categorias principais e em Roteiro Adaptado com relativa força. Mas suas maiores chances estão em Canção Original (“Speak Now”) e Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr.).
Leia a crítica completa do filme: Uma Noite em Miami
5- Minari (A24)
Depois da frustrante temporada passada para A24, que tinha o melhor catálogo de filmes, mas só conseguiu uma indicação ao Oscar, 2021 parece ser um ano diferente. Com menos lançamentos, já que a maioria foi adiada, a A24 decidiu apostar todas as suas fichas para o Oscar 2021 no ótimo e minimalista “Minari”, o que vem surtindo efeito nas outras premiações e deve se repetir na da Academia. Ele parece nome certo para a Filme, Roteiro e Atriz Coadjuvante (Yoon Yeo-Jeong) e pode aparecer também em Diretor (Lee Isaac Chung), Ator (Steven Yeun), Montagem e Trilha Sonora. O longa estreia no Brasil em Março.
6- Meu Pai (Sony)
Apesar da fraca campanha da Sony, “Meu Pai” vem conseguindo encontrar seu espaço em todas as principais premiações da indústria e deve repetir o feito no Oscar 2021. Centrado na figura de Anthony Hopkins, um dos favoritos para Ator, o longa deve aparecer em Filme, Ator (Hopkins), Atriz Coadjuvante (Olivia Colman), Roteiro Adaptado e Montagem.
7- Bela Vingança (Focus)
Apesar de polêmico, “Bela Vingança” vem surpreendendo na temporada e pode estrar cavando um lugarzinho nas premiações principais. O forte investimento da Focus deve garantir as indicações a Atriz (Carey Mulligan) e Roteiro Original, mas uma aparição para Filme e Diretor (Emerald Fennell) parecem ser cada vez mais prováveis. O longa está sem data de estreia no Brasil.
Leia a crítica completa do filme: Bela Vingança
8- A Voz Suprema do Blues (Netflix)
Centrado nos nomes de Chadwick Boseman e Viola Davis, essa adaptação de uma peça de teatro pinta como a terceira força da Netflix para o Oscar. Apesar de não ter chance de vencer na categoria principal, o filme deve conseguir uma indicação, além de ser o favorito para Ator (Boseman) e Atriz (Davis).
Leia a crítica completa do filme: A Voz Suprema do Blues
9- Judas e o Messias Negro (Warner)
Apesar de ser esnobado em algumas premiações, “Judas e o Messias Negro” pode ser a surpresa de última hora para o Oscar 2021. Isso porque o filme estreou muito tardiamente, apenas este mês. Porém, com uma temática relevante e uma campanha de na reta final, o longa pode aparecer na categoria principal e em Roteiro Original. Além disso, é um dos favoritos para ator Coadjuvante (Daniel Kaluuya). Estreia no Brasil ainda em fevereiro.
10- Soul (Pixar)
Volta e meia a Pixar consegue ter uma animação indicada em outras categorias, incluindo Melhor Filme. E isso pode acontecer com “Soul”, após uma ótima recepção da indústria. O longa ainda é favorito para Animação e pode pintar em Trilha Sonora Original e Roteiro Original.
Leia a crítica completa do filme: Soul
11- Relatos do Mundo (Universal)
Apesar de ser colocado previamente como um dos favoritos ao Oscar, “Relatos do Mundo” foi bem recebido, mas não de forma tão empolgante quanto se esperava. E o fato de Tom Hanks não ser indicado para nenhuma premiação importante pode ser um indicativo disso. Entretanto, nunca se pode subestimar as ótimas campanhas feitas pela Universal, estúdio que raramente fica fora da categoria principal. O longa ainda está na briga para Atriz Coadjuvante (Helena Zengel), Roteiro Adaptado e Trilha Sonora Original. Ele chegou ao Brasil pela Netflix.
Leia a crítica completa do filme: Relatos do Mundo
12- Destacamento Blood (Netflix)
Apesar do alto investimento da Netflix e de ser o melhor filme entre as apostas do estúdio para a temporada, “Destacamento Blood” vem perdendo força nas premiações. Delroy Lindo foi ridiculamente esnobado no SAG, assim como Spike Lee (diretor que faz críticas constantes a Academia) no BAFTA. Dessa forma, é possível que o longa acabe ficando restrito a uma indicação para Ator Coadjuvante (Boseman), mas seria precipitado colocá-lo fora da disputa para outras categorias principais.
Leia a crítica completa do filme: Destacamento Blood
13- Sound of Metal (Amazon)
Sem tradição no Oscar, seria muito difícil a Amazon conseguir dois indicados para a categoria principal e o seu investimento maior está voltado para “Uma Noite em Miami”. Ainda assim, a ótima recepção de “Sound of Metal” pode fazer com que o filme roube a décima vaga para Filme. O longa é aposta certa para Ator (Riz Ahmed) e Som, e tem boas chances em Ator Coadjuvante (Paul Raci).
Leia a crítica completa do filme: Sound of Metal