“Tár” é o novo filme dirigido por Todd Field, indicado a 6 oscars, incluindo a favorita para Melhor Atriz Cate Blanchett.

O filme está disponível nos cinemas.

É bom?

“Tár” tem Cate Blanchett dominando a tela, ao mesmo tempo que Todd Field pouco a filma de perto. E quanto mais o filme passa, mais a protagonista parece pequena no plano.

Isso faz todo sentido, já que a grande força do filme está na defesa da artista humana por trás da obra de arte, justamente por uma obra de arte não ser uma fórmula ou algo totalmente racional , mas ter uma sensibilidade subjetiva que só o ser humano é capaz de criar.

Tar Analise do Filme

 

Porém, de forma alguma Field coloca sua protagonista em pedestal (ou seria um púlpito?). Pelo contrário, a narrativa vai nos levar justamente por essa desconstrução de uma mulher que é tratada como deusa intocável até que ela se torne um ser humano, essa artista falha capaz de criar grandes obras.

Dessa forma, a diminuição visual da personagem ajuda a criar essa destruição ao mesmo tempo que serve a essa proposta ambígua. Por um lado, ele vê a beleza na arte e no artista. Por outro, questiona o elitismo daqueles que se apropriam da arte.

Nota:148839148839148839148839

Assista ao trailer:

Ficha Técnica:

Título original: Tár
Data de lançamento: 26 de janeiro de 2023
Direção: Todd Field
Elenco: Cate Blanchett, Nina Hoss, Naomie Merlant
Gêneros: Drama, Sátira
Nacionalidade: EUA